Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Março Ufopa entrega novo ônibus rodoviário para atividades de campo e viagens interestaduais

Fotos: Rosa Rodrigues

Com a presença de membros da Administração Superior e de representantes de alunos, na manhã de sexta-feira, 9, a Ufopa entregou à comunidade acadêmica o novo ônibus, tipo rodoviário, adquirido para transporte dos alunos em atividades de campo e em viagens interestaduais.

O novo ônibus possui 44 poltronas reclináveis, banheiro, ar condicionado e plataforma elevatória, cumprindo os requisitos de acessibilidade para atender às pessoas com dificuldades de locomoção, entre outros detalhes.

Desde 2015, a Ufopa vinha tentando adquirir o veículo. Naquele ano, foi aberto processo licitatório para a compra, mas nenhuma empresa manifestou interesse em participar.

Outro processo iniciou-se em 2016, tendo que passar pelo novo sistema, que exige autorização do MEC para aquisição de veículos, o que foi concluído ano passado com a compra do ônibus, que custou à Universidade R$ 630.471,00.

Representando os alunos, a acadêmica de Engenharia Florestal Cezarina Carvalho manifestou satisfação na entrega do ônibus, ressaltando que esta é uma conquista dos alunos que precisam do veículo para suas atividades de campo e até para a participação em eventos acadêmicos fora da cidade. Destacou a necessidade de cuidado com o bem público, por parte de toda a comunidade acadêmica, tanto alunos quanto os técnicos.

Devido à incompatibilidade de uma agenda emergencial da reitora Raimunda Monteiro, a Pró-Reitora de Administração, Geany Martins, fez a entrega do ônibus em nome da gestão superior e falou do processo que é desenvolvido para aquisição de veículos.

Destacou que uma das preocupações da gestão é disponibilizar os veículos à comunidade com a documentação regularizada, incluindo os processos de seguro. Ressaltou que a Administração Superior reconhece a importância dos veículos para a condução das ações da Universidade, e que por isso tudo precisa ser encaminhado com segurança.

Após a cerimônia de entrega, houve a viagem inaugural do ônibus, conduzindo alunos pelo itinerário do Intercampus, que já contou com a participação da reitora Raimunda Monteiro. Saiu da Unidade Tapajós, passou pela Unidade Rondon, depois pela Proppit e Amazônia.

Aquisição de veículos – No ano de 2015, a Ufopa investiu mais de 800 mil reais na compra de veículos. Foram adquiridos um micro-ônibus (Volare) e cinco caminhonetes (L200). Em 2017, além do ônibus rodoviário, a Ufopa comprou mais cinco caminhonetes, que devem ser entregues à Universidade até o final do mês de março. Os veículos foram adquiridos para atender tanto às demandas na sede da Ufopa, em Santarém, quanto às atividades nos campi.

Rosa Rodrigues - Reitoria/Ufopa

9/3/2018