Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Março Viagem inaugural do Abaré presta mais de 150 atendimentos a moradores do Tapará

Viagem inaugural do Abaré presta mais de 150 atendimentos a moradores do Tapará

Fotos: Albanira Coelho

Após a transferência do navio Abaré I para a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a embarcação fez sua viagem inaugural na quinta-feira, 8 de março, para a região do Tapará Grande. As ações fizeram parte de uma programação especial e marcaram o dia destinado às mulheres, com atendimentos voltados a moradores de cinco comunidades. Os serviços foram possíveis de serem ofertados após parceria entre a Ufopa e a Prefeitura Municipal de Santarém, que disponibilizou uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento de diversas especialidades.

Para Lucinete Rebelo, que mora há 53 anos naquela região, a ida do Abaré e a oferta dos serviços aos moradores é uma ação de alta relevância, pois mesmo existindo um posto de saúde no local, ainda há carência de uma relação mais próxima entre os moradores e a equipe de profissionais. “É muito bom ter o Abaré na nossa comunidade. Os serviços que trouxeram, não conseguíamos ter acesso de uma forma rápida, sem contar com as orientações de outras áreas que somos carentes, como a própria educação”.

O diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Waldiney Pires, analisa que a ida do Abaré ao Tapará resultou numa série de ações favoráveis à Ufopa e às comunidades que receberam as ações durante todo o dia de quinta-feira, especialmente aos alunos do curso de farmácia, que tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula. “A ação foi um sucesso e espero que essa embarcação continue a serviço da comunidade e da Universidade para suas mais diversas funções”.

Waldiney também falou das futuras parcerias para que haja o retorno, de forma permanente, dos serviços da área de saúde aos moradores ribeirinhos: “Precisamos firmar esse pacto com as parcerias entre a Ufopa e as prefeituras de Santarém, Aveiro e Belterra quanto ao retorno dessas atividades de assistência à saúde, que é um papel das secretarias municipais de saúde e não da Ufopa. A Universidade tem o papel de trabalhar ensino, pesquisa e extensão. Além disso, disponibilizar a embarcação com toda sua estrutura em favor das comunidades e também planejar junto às unidades acadêmicas suas demandas de uso do barco".

Na viagem inaugural do Abaré, os alunos do Isco, residentes do curso de Saúde e Família e Comunidade, desenvolveram diversas ações com os moradores da região do Tapará Grande. “O Isco tem três cursos de graduação, além de dois de pós-graduação. Esse público será beneficiado com a disponibilidade do barco para desenvolver atividades, até mesmo aproveitando as viagens do Abaré feitas pelas prefeituras para levar serviços de atendimento à saúde. A Universidade deverá aproveitar para executar seus projetos juntos às mesmas comunidades e até outras que demandarem”, explicou o professor Waldiney.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro analisou positivamente a primeira viagem da embarcação e ressaltou os esforços da Ufopa em manter os atendimentos de saúde às comunidades, por isso está trabalhando uma agenda com as prefeituras na intenção de buscar as parcerias. “Estamos trabalhando também uma agenda de extensão da Universidade para otimizar o uso do barco nas ações e projetos que temos e que podem também beneficiar as comunidades por onde o Abaré for levar os serviços de saúde ofertados pelas prefeituras. Esta primeira viagem já tivemos muitos ganhos com o atendimento a mais de 150 pessoas”.

O médico cubano Hendry Jane destacou a importância de existir a embarcação para que viabilize a chegada dos serviços, mesmo que essenciais, às pessoas que não têm oportunidade de acesso rápido e fácil devido às dificuldades de deslocamento. “Sem a embarcação, tudo que está sendo ofertado aqui ficaria impossível ser feito. Trazer esses serviços ao morador de região afastada de onde existem é muito gratificante”.

Serviços ofertados no Tapará:

Desde a chegada do barco Abaré I, mais de 150 pessoas receberam os atendimentos dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Os serviços ofertados foram:

• Atendimento clínico;
  • Atendimento médico (clínico geral);
  • Realização de PCCU;
  • Escovação e aplicação de flúor;
  • Procedimentos odontológicos (limpeza dentária, restaurações e extrações, etc.).

Serviços Ufopa - Uma equipe da Ufopa ligada ao Isco (servidores e estudantes) atuou em várias outras ações, como realização de exame de sangue; medidas e aconselhamento de saúde; oficina de saúde da mulher; orientações sobre alimentação saudável; apresentação do resultado da pesquisa sobre mercúrio; sessão dialogada sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde e apresentação do filme "Brincar é Saúde: A saúde na primeira infância para crianças e educadores".

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gracivane Moura, que analisou a ida do Abaré ao Tapará como positiva, o Conselho também vai se empenhar para que sejam firmadas as parcerias com as prefeituras, inclusive com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, onde ela está como secretária de políticas sociais. “Estamos muito satisfeitos em ver o Abaré voltar às atividades, principalmente nessa primeira viagem beneficiar os moradores do Tapará. Esperamos que outras comunidades carentes comecem a ser beneficiadas; e que bom ver esse retorno não só voltado para a área da saúde, mas também para a educação”.

A próxima viagem do Abaré tem data provável, definida pela Prefeitura Municipal de Santarém, para o dia 23 de março.

Veja aqui mais fotos da viagem inaugural do Abaré.

Albanira Coelho – Comunicação/Ufopa

9/3/2018