Ultima atualização em 26 de Março de 2024 às 14:56

III Encontro Nacional de História do Baixo Amazonas discute os 60 anos do golpe

Evento tem o tema “60 anos do Golpe: a ditadura civil-militar na Amazônia e a luta pela democracia”.

O curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove no período de 1º a 5 de abril de 2024, na Unidade Rondon do Campus Santarém, o III Encontro Nacional de História do Baixo Amazonas, que discutirá o tema “60 anos do Golpe: a ditadura civil-militar na Amazônia e a luta pela democracia”. A programação contará com oficinas, simpósios temáticos e mesas-redondas.

Realizado em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (Iced) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Baixo Amazonas (Gepehisba), o evento tem o objetivo de promover um espaço de reflexão historiográfica sobre os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964 na Amazônia, especialmente no Baixo Amazonas, assim como problematizar como este processo histórico reverbera atualmente na luta pela democracia.

A conferência de abertura será proferida pela Profa. Dra. Verena Alberti (UERJ), e a de encerramento será conduzida pelo Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG). Além das conferências, os simpósios temáticos e as mesas-redondas ocorrerão no Auditório Maestro Wilson Fonseca. Haverá emissão de certificados aos participantes conforme a carga horária de cada atividade.

Programação – As oficinas serão realizadas de 2 a 4 de abril, das 9 às 11 horas, em salas da Unidade Rondon a serem definidas. São elas: "Acervo Digital do Arquivo Nacional e os documentos do SNI em relação à ditadura militar no Pará"; "Discutindo a ditadura civil-militar na educação básica"; e "O que o documento documenta: fontes no ensino de história".

Nos dias 2 e 3 de abril, das 14 às 17 horas, serão realizados quatro simpósio temáticos, com os temas: "Sociedade, economia e natureza nos longos séculos XVIII e XIX"; "Ensino de História: perspectivas e práticas docentes"; "Estado, resistências e existências no pós-Segunda Guerra"; e "Literatura, cinema, quadrinhos e outras práticas culturais".

Já as mesas-redondas ocorrerão à noite, das 18 às 22 horas, abordando os temas: "Educação e educadores em combate", no dia 2 de abril; "A questão agrária na ditadura civil-militar na Amazônia", no dia 3; e "O desenvolvimentismo na Amazônia pós-golpe de 1964", no dia 4.

Mais informações no site do evento (aqui).

26/03/2024

Notícia relacionada: