Trabalho de Conclusão de Curso
TCC I e TCC II
Para se matricular na disciplinas de TCC I e II o aluno já deve possuir orientador. A matrícula somente é efetivada após a entrega do formulário disponível neste link devidamente preenchido com o aceite do orientador da disciplina
Neste link o aluno pode verificar as áreas de pesquisa dos docentes do programa e verificar o orientador mais alinhado a sua área de interesse.
Para mais informações sobre o desenvolvimento da atividade de TCC consulte o regulamento do curso disponível neste link.
Dicas sobre Seções e seus Conteúdos no TCC
Independente do formato, um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC desempenha um importante papel de divulgação dos resultados parciais ou finais de um estudo. É através dele que o conhecimento gerado se torna público.
Tomando aquilo que há em comum entre os dois formatos aqui indicados, o TCC apresentará uma estrutura próxima aos seguintes itens: Resumo, Abstract, Introdução, Trabalhos Relacionados, Desenvolvimento, Análise dos Resultados, Conclusão, Referências Bibliográficas. Abaixo algumas dicas sobre cada um desses itens estruturais.
O Resumo deve apresentar de forma objetiva o estudo realizado. Incluindo: o problema, os objetivos, os resultados, e sua contribuição esperada. O Abstract é a tradução do resumo para a Língua Inglesa. Uma boa forma de aprender a escrever um resumo é observando o estilo e conteúdo de resumos de outros artigos.
Como sugere o nome, a Introdução é a seção responsável por contextualizar o estudo. Deve apresentar uma descrição objetiva sobre: o problema investigado; um parágrafo contextualizando o estudo dentro do estado da arte; os objetivos; e um parágrafo apresentado o restante do artigo. Não é muito comum inclui subseções em Introduções. Mas isso não significa que é errado.
Em Trabalhos Relacionados é apresentado um mapeamento do estado da arte sobre o problema e as abordagens de solução mais utilizadas. Ela pode receber diferentes nomes, mas todo TCC apresenta uma seção com esse fim. Nesta seção é comum a inclusão de subseções para organizar o texto em temas menores. Além de apresentar os trabalhos já desenvolvidos e publicados, esta seção também pode incluir uma tabela resumindo as características de cada estudo e uma análise do autor sobre o estado da arte (i.e., uma análise comparativa).
O Desenvolvimento é a seção responsável por mostrar o trabalho desenvolvido pelos autores do artigo. Esta seção pode ser chamada de diferentes nomes, conforme a natureza do estudo. Entretanto, do TCC apresenta uma parte do texto que apresenta como o problema foi tratado, estudado. Assim, costuma apresentar: um modelo da solução e sua respectiva explicação; uma subseção denominada Avaliação descrevendo o projeto da avaliação, descrição sobre a coleta de dados, as técnicas de análise adotadas e os resultados obtidos;
A Análise dos Resultados discute os resultados obtidos através da avaliação. Para isso, é importante comparar com resultados de outros estudos, preferencialmente os utilizados na seção de trabalhos futuros. Deve-se lembrar de apontar as limitações e potencialidades do estudo realizado. O que traz de bom? Quais os pontos poderiam ser melhorados?
A Conclusão é a seção responsável pelo fechamento do TCC. Apresenta: O problema investigado; os objetivos alcançados; as contribuições; e indicações de novas oportunidades de pesquisa dentro do mesmo escopo, Trabalhos Futuros.