Organização Curricular
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação é ofertado na Ufopa, no IEG – Unidade Tapajós. Possui carga horária total de 3300 horas, sendo estas compostas de 3.060 horas de disciplinas e 240 horas de atividades complementares. Para a conclusão do curso, é necessária a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, que é realizado nas disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Estas disciplinas são ofertadas no oitavo e nono semestre e possuem carga horária de 60 horas, cada uma O prazo previsto para integralização do Curso é nove semestres, com carga horária de 3300 horas.
O currículo do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação está baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação, parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) nº 136/2012, e no Currículo de Referência da SBC para os Cursos de Graduação em Computação e Informática. Foi desenvolvido objetivando formar profissionais autônomos, com capacidade de demonstrar sólida formação teórica, competências técnicas e político-sociais, capazes de desenvolver e utilizar tecnologias inovadoras voltadas para a construção de novos saberes em Computação, com habilidades e competências para criar e liderar grupos de pesquisa e agir com respeito no que se refere à liberdade, à ética e à democracia.
O percurso acadêmico está organizado para atender a quatro grandes áreas definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação: formação básica, formação tecnológica, formação complementar e formação humanística.
A formação básica envolve conhecimentos fundamentais de Ciência da Computação e as necessidades associadas à matemática, estatística, entre outras. As competências básicas a serem desenvolvidas pelos alunos deverão compor instrumentação para o desenvolvimento do raciocínio e da lógica específica associada à computação.
A formação tecnológica tem a função de utilizar os conhecimentos básicos no desenvolvimento de sistemas de informação, na pesquisa e na extensão. As competências adquiridas nesse período permitirão resolver problemas da área de Sistemas de Computação e Informática.
A formação complementar permite interação dos estudantes com outras áreas de conhecimento e será desenvolvida nos trabalhos práticos das atividades curriculares e em trabalhos interdisciplinares. Está distribuída de acordo com a conveniência de interação com as demais atividades curriculares.
A formação humanística dá ao estudante uma dimensão social e humana às suas atividades profissionais. Várias disciplinas da formação interdisciplinar e eletivas fornecem ao estudante esta formação.
As atividades curriculares estão classificadas em quatro grandes categorias: a) disciplinas obrigatórias; b) disciplinas optativas; c) disciplinas eletivas; e d) atividades curriculares complementares. Em relação às disciplinas eletivas, um grupo de disciplinas em formato de tópicos especiais com ementas abertas permite colocar os alunos em contato com as rápidas modificações nos avanços científicos e tecnológicos na área de Computação. Já as disciplinas optativas permitem ao aluno selecionar seis disciplinas, dentre todas as disciplinas ofertadas na Instituição, que o aluno julgue adequada para complementar sua formação. Isso permite a cada discente flexibilizar seu currículo de acordo com suas áreas de maior interesse.
Disciplinas Obrigatórias
Conjunto de disciplinas obrigatórias do Curso que visam garantir a formação do aluno e atender a quatro grandes áreas definidas nas Diretrizes do MEC: formação básica, formação tecnológica, formação complementar e formação humanística. As disciplinas obrigatórias são ofertadas ao longo dos nove semestres do Curso e totalizam 2340 horas, incluindo atividades complementares, e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
O aluno realiza sua formação específica no Bacharelado em Ciência da Computação desde o primeiro semestre do curso. As disciplinas da formação específica do Bacharelado em Ciência da Computação totalizam 2340 horas, divididas ao longo de 9 semestres, podendo estas serem visualizados na estrutura curricular do Curso do Bacharelado em Ciência da Computação.
Disciplinas Eletivas
As disciplinas eletivas obrigatórias, em número de quatro, serão ofertadas ao longo do curso. Na lista de disciplinas eletivas, serão ofertadas disciplinas de tópicos relacionados às áreas ligadas à Ciência da Computação, com ementas e indicações bibliográficas que poderão ser complementadas de acordo com o docente que ministrará as disciplinas. Além destas disciplinas de tópicos, serão ofertadas como disciplinas optativas por outros institutos Libras e Políticas de Educação Ambiental e Direitos Humanos.
Disciplinas Optativas
As disciplinas optativas, em número de seis, deverão ser cursadas pelo discente para integralização do curso. Estas seis disciplinas serão de livre escolha do aluno, dentre todas as disciplinas ofertadas pela Instituição. O objetivo destas disciplinas é permitir ao discente atuar na sua formação, selecionando as disciplinas que melhor contribuam para seus interesses de formação. Com estas disciplinas, o curso busca promover a flexibilidade e interdisciplinaridade em seu currículo.
Atividades Complementares do Curso
As Atividades Complementares do Curso compreendem uma carga horária de 240 horas e têm por objetivo permitir a flexibilização curricular e o aproveitamento das atividades acadêmico-científicas e culturais, desenvolvidas pelos estudantes, bem como os estágios supervisionados realizados pelo discente, para a integralização de seu curso de graduação.