Você está aqui: Página Inicial Sobre Santarém

Santarém

A cidade de Santarém é um verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. É considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil (Figura 1).

Die Stadt Santarém, Pará, liegt im Herzen des Amazonas-Regenwaldes am Zusammenfluss von Amazonas und Tapajos. Heute leben dort fast 300.000 Einwohner. Santarém ist eine lebhafte Stadt, mit einem der wichtigsten Exporthäfen für Soja und einem reichen Vorkommen an Bodenschätzen. Die Bewohner leben neben der Landwirtschaft hauptsächlich von Rinderzucht und Fischfang.

Figura 1 – Localização do município de Santarém e os campi da UFOPA.

 

Em 1661, o padre luxemburguês, Frei João Felipe de Bettendorf, fundou a mando do governo Português a vila de Santarém como estratégia desta nação de ocupar as terras acordadas no tratado de Tordesilhas. Em viagem de descrição de espécies da flora e da fauna brasiliense, o naturalista alemão von Martiuns, a mando do rei da Baviera, juntamente com Spix, escapou com vida de um naufrágio e como pagamento de promessa, mandou a prelazia, o crucifixo de Jesus Cristo que é hoje o símbolo maior da fé dos católicos santarenos (Figura 2).

Gegründet wurde Santarém 1661 vom Jesuitenpater João Felipe von Bettendorf im Auftrag der portugiesischen Regierung an der Stelle, wo bereits eine kleine Siedlung von Tapajos-Indianer bestand.

Figura 2 – Vista panorâmica do centro urbano de Santarém.

A cerâmica Tapajoara é tida como um enigma e sua forma e estilo, representa a grandeza de nossas populações pré-colombiana, sendo esta resultante de uma evolução artística comparada com a mais fina porcelana chinesa ou a grandeza da arte de Miró.

Santarém está em meio a grandes florestas conservadas e em cima do maior aqüífero de água doce do mundo. Possui a praia mais bonita do Brasil e uma das mais belas do mundo: Alter do Chão, segundo o jornal inglês The Guardian. Considerada oficialmente pelo Ministério do Turismo como uma cidade turística desde 1998. Santarém foi incluída no seleto grupo dos 65 destino indutores do turismo no Brasil e foi escolhido como município referência em ecoturismo (Figura 3).

Der Rio Tapajos ist einer der bedeutendsten Nebenflüsse des Amazonas. Durch den überwiegend felsigen Untergrund ist sein Wasser glasklar und smaragdgrün, gegenüber dem lehmigbraunen des Amazonas. Den Zusammenfluss der beiden Wässer (Encontro das Águas) kann man in Santarém beobachten. Die weißen Sandstrände am Ufer des Tapajos gehören zu den schönsten Brasiliens. Beliebtes Ziel ist der kleine Ort Alter do Chão mit seinen feinsandigen Buchten, das auch “Karibik Amazoniens” genannt wird.

Figura 3 – Praia do Rio Tapajós.

A UFOPA, Universidade que acaba de nascer, sente-se honrada em poder oferecer seu corpo técnico para realizar dentro de seus espaços, este simpósio que certamente preencherá de novas perspectivas a nossa juventude e acredita na possibilidade de juntos, Brasil e Alemanha poderem contribuir na construção de um mundo melhor para toda a humanidade e suas futuras gerações. Queremos que aqui possa ocorrer os debates, as reflexões e entendimentos, para à partir do diálogo técnico-científico, avançarmos nas alternativas de desenvolvimento que qualifique e inclua os mais humildes nos processos desenvolvimento econômico, social e cultural no planeta terra.