Você está aqui: Página Inicial Sobre UFOPA

UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promove cooperação internacional transfronteiriça, com a construção de vínculos institucionais duradouros em atividades de pesquisa, formação de profissionais e extensão, em temas de interesse comum entre os parceiros, por meio de uma rede multi-institucional, com a participação dos Estados da Amazônia Brasileira, e dos países membros da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica (OTCA).

É uma universidade que tem vocação para integrar a Amazônia com os países Panamazômicos. Foi a primeira Universidade pública com sede no interior da Amazônia, e já nasceu como uma instituição de médio porte, formada da junção das instalações, dos recursos humanos e materiais, bem como dos cursos de graduação e pós-graduação, já existentes, da Universidade Federal do Pará (UFPA) na região oeste do Pará (que inclui o Campus Universitário de Santarém, e os Núcleos de Óbidos, Oriximiná e Itaituba), e da Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA – Unidade Descentralizada do Tapajós. A Universidade desenvolve suas atividades numa vasta área, de mais de 500 mil km², que envolve todos os municípios das messoregiões do Baixo Amazonas e do sudoeste paraense, com uma população de cerca de um milhão de pessoas.

Para responder às demandas e às vocações regionais, foram implantados, a partir de 2011, 32 cursos de graduação e três cursos de pós-graduação, cobrindo as diversas grandes áreas do conhecimento, a saber: biodiversidade e florestas, ciência e tecnologia de águas, engenharia e geociências, ciências da sociedade e ciências da educação. Atualmente a universidade possui 7.000 alunos que são assistidos por 222 professores, sendo 38% doutores e os demais mestres.

A maior parte dos programas e projetos sobre a Amazônia trata, geralmente, de espaços circunscritos (micro/mesorregião, Estados) por fronteiras político-administrativas, e/ou são monodisciplinares. A UFOPA pretende desenvolver projetos integrados que ultrapassem estas fronteiras, e que estejam orientados para a compreensão do mundo amazônico, com abordagem holística (cada fato, físico ou social, torna-se um fato "total", combinando os aspectos ambientais, socioeconômicos e culturais).

No Plano Diretor da UFOPA está definida uma área de uso interinstitucional de modo a acolher outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais que queiram estabelecer acordos de cooperação técnico-científica. Está também sendo regularizada, em favor da UFOPA, uma grande área de cerca de 70 mil hectares no município vizinho de Prainha, onde foi instalada pela SUDAM a Estação Experimental de Curuá-Una, com experimentos silviculturais sobre mais de 100 espécies florestais tropicais, testes de manejo florestal em escala comercial, bem como estudos biológicos.

É auspicioso o fato do Governo do Estado do Pará, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, estar estruturando o Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, o qual se pretende que seja instalado na área do campus de Santarém, na nova Universidade.

Visando contribuir para o fortalecimento do sistema regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), o Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional – DCR e Professor Visitante Nacional Sênior – PVNS, que tem como objetivo, estimular a fixação de doutores com experiência em ciência, tecnologia e inovação.

 

Die staatliche Universität UFOPA, Gastgeber des 6. Deutsch-Brasilianischen Symposiums, wurde 2009 gegründet und entwickelte sich zu einem wichtigen Bestandteil der regionalen Bildungs- und Forschungslandschaft.

Die über 6.000 Studierenden in den aktuell 34 Studiengängen werden von ca. 250 Professoren und Dozenten unterrichtet. Diese verteilen sich auf sechs Institute:

Biodiversität und Forstwirtschaft

Zentrum für Interdisziplinäre Ausbildung

Erziehungswissenschaften

Gesellschaftswissenschaften

Wasser-/Abwassertechnologie

Ingenieur- und Geowissenschaften