Alter do Chão
Alter do Chão é um distrito administrativo do município de Santarém, no estado do Pará. Localizado na margem direita do Rio Tapajós, dista do centro da cidade cerca de 30 quilômetros através da PA-457 e o acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós. É o principal ponto turístico de Santarém, pois abriga a mais bonita praia de água doce do mundo segundo o jornal inglês The Guardian, ficando conhecida popularmente como Caribe Brasileiro. Com um lago de mais de 160 há e morros verdes que lembram pequenas montanhas, este lugar guarda a festa mais antiga da Amazônia brasileira, a festa do Sairé. Alter-do-chão também é conhecida pelo seu aquífero, considerado o maior que existe no mundo.
A origem do nome da vila provém da vila portuguesa de mesmo nome. Fundada em 6 de março de 1626 pelo português Pedro Teixeira e foi elevada a categoria de Vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado no dia 06/03/1758.
Em Alter do Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs.
A vila de Alter do Chão não oferece apenas atrativos naturais, mas também a tradicional Festa do Sairé, conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular.
Na Vila, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal.