Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Agosto CAPES viabiliza equipamento de cromatografia para o PPGRNA

CAPES viabiliza equipamento de cromatografia para o PPGRNA

Criado em 2009, o Programa de Mestrado em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) foi o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu ofertado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O curso visa à formação de recursos humanos qualificados, em nível de mestrado, para atuar na docência e na pesquisa em meio ambiente, valendo-se de estratégias interdisciplinares, a fim de propiciar a geração e disseminação de conhecimentos, sobretudo em questões pertinentes ao uso inteligente da biodiversidade.

A instalação e o desenvolvimento deste programa de pós-graduação é fruto de ações conjuntas de diversas instituições e pesquisadores. “É digno de destaque o papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na consolidação deste programa, principalmente por meio do Programa Pró-Equipamentos Institucional”, afirma o Prof. Dr. Luís Reginaldo Rodrigues, coordenador adjunto do PPGRNA.

Em 2009, o PPGRNA adquiriu, via Edital Pró-Equipamentos da CAPES, uma unidade de um aparelho de cromatografia líquida (HPLC), que foi instalado, em novembro de 2010, no Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental, atualmente sob a coordenação do Prof. Dr. Ricardo Bezerra de Oliveira. A cromatografia é utilizada na identificação de compostos químicos, por comparação com padrões previamente existentes, visando-se à purificação de substâncias de interesse e separação de substâncias indesejáveis.

No PPGRNA este aparelho será utilizado por vários pesquisadores e alunos de mestrado em pesquisas de prospecção de novos produtos naturais, como extratos de plantas medicinais e venenos de animais peçonhentos. “A aquisição do equipamento HPLC trouxe forte avanço na linha de pesquisa de Bioprospecção de Recursos Naturais da Amazônia, o que certamente trará consequências positivas no incremento da produção científica do PPGRNA”, afirma o Prof. Luís Reginaldo Rodrigues.

Comunicação/UFOPA

24/8/2011