Oficina de produção de mudas de cuieira para artesãs santarenas
As artesãs de cuias da região do Aritapera, comunidade de Cabeça d’Onça (Santarém), participaram da I Oficina de Produção de Mudas de Árvores de Cuieiras realizada pelo Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) durante o mês de outubro de 2011.
De acordo com a Profa. Patrícia Chaves, coordenadora do Laboratório de Estudos de Ecossistemas Amazônicos (IBEF/UFOPA), “o intuito da oficina é capacitar as artesãs de cuias em técnicas de propagação assexuada de mudas de cuieira, tais como a estaquia, enxertia e alporquia, técnicas que possibilitam de forma mais rápida a produção de cuias, bem como a oportunidade de produzir ao longo do período de cheia da várzea, quando se usa, por exemplo, a técnica da alporquia. Com isso é possível renovar os cuiais nativos, reduzir a erosão genética da espécie e assim tornar sustentável a atividade do artesanato ao longo do tempo, de modo que a geração de renda e a preservação da biodiversidade aconteçam concomitantemente”.
A larga utilização da cuieira (Crescentia cujete), matéria-prima para a produção de cuias artesanais e utensílios domésticos, associada aos modos de produção familiar de baixa tecnologia agrícola, ameaça a sustentabilidade das plantações e, como consequência, coloca em risco também a atividade do artesanato.
Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
26/12/2011