Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Fevereiro Câmara Municipal concede “Honra ao Mérito” a Reitor da UFOPA

Câmara Municipal concede “Honra ao Mérito” a Reitor da UFOPA

O Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Dr. José Seixas Lourenço, recebeu ontem, dia 15 de fevereiro, diploma de “Honra ao Mérito” concedido pela Câmara Municipal de Santarém. A honraria foi proposta pelo vereador Henderson Pinto (PSDB) “em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Seixas Lourenço em prol da implantação do ensino superior público no Oeste do Pará”.

A entrega ocorreu durante a sessão solene de abertura do período legislativo da Câmara Municipal, presidida pelo vereador José Maria Tapajós (PMDB). Além de todos os vereadores, participaram autoridades locais e a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima (PT).

Em seu discurso na tribuna da Câmara, José Seixas Lourenço relembrou dois momentos importantes ocorridos naquele espaço. O primeiro foi em outubro de 1988 quando recebeu o título de “Cidadão de Santarém”; e outro, em outubro de 2009, durante uma sessão especial na qual foi anunciada a lei de criação da UFOPA pelo Senado Federal.

“Hoje, esta homenagem tem um significado importante para mim e para toda a equipe que está trabalhando na construção da primeira Universidade Federal implantada no interior da Amazônia, que tem uma estrutura acadêmica reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)  como a mais inovadora de ensino”.

Seixas Lourenço também agradeceu ao vereador Henderson Pinto pela proposição da homenagem e finalizou declamando um poema de Fernando Pessoa que, na concepção do reitor “define poeticamente a inovação”. O poema diz o seguinte: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas... Que já têm a forma do nosso corpo... E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares... É o tempo da travessia... E se não ousarmos fazê-la... Teremos ficado... para sempre... À margem de nós mesmos.”

Estiveram presentes à solenidade o Pró-Reitor de Planejamento/UFOPA, Aldo Queiroz; a Pró-reitora de Administração, Arlete Moraes; o diretor do Instituto de Engenharia e Geociências e ex-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte; e a assessora da Reitoria, Núbia Macedo.

Lenne Santos (Comunicação/UFOPA)
16/2/2011