Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Fevereiro Instituto de Ciências da Educação realiza encontro de planejamento pedagógico

Instituto de Ciências da Educação realiza encontro de planejamento pedagógico

Será realizado no período de 22 a 28 de fevereiro, em Santarém (PA), o Encontro de Planejamento Pedagógico do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Destinado aos docentes, o evento apresentará a estrutura do ICED, o planejamento do ano letivo, além das rotinas administrativas e curriculares do Instituto, que congrega os programas de licenciatura da UFOPA. “A partir desse encontro, vamos planejar as atividades que os cursos e programas vinculados ao Instituto irão desenvolver ao longo deste ano”, explica a pedagoga Elenise Arruda, uma das organizadoras do evento.

Outro objetivo é orientar os novos professores, recém-contratados por meio de concurso público, a respeito dos projetos pedagógicos dos cursos, metodologias de ensino, planos de trabalho, projetos de pesquisa, entre outros. “Vamos fazer esses esclarecimentos durante o encontro”, afirma Arruda.

O encontro começa na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro, às 8h30, com a palestra “Universidade e Desenvolvimento”, a ser ministrada pelo pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Rodrigo Ramalho, no Auditório Wilson Fonseca, situado no Campus Rondon, bairro do Caranazal. Em seguida, a diretora do ICED, Profa. Dra. Fátima Lima, fará a apresentação da estrutura acadêmica do Instituto.

Na quarta-feira, dia 23, a partir das 8h30, também no Auditório Wilson Fonseca, serão apresentadas as rotinas acadêmicas e administrativas do ICED, como o calendário acadêmico, as atividades docentes, entre outras.  Nos dias 24 e 25 serão realizados encontros nos programas das licenciaturas vinculadas ao ICED - Biologia, Física Ambiental, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia.

O evento contará com a participação da Profa. Dra. Corinta Geraldi, da Unicamp, que ministrará duas palestras: a primeira no dia 28 de fevereiro, às 9 horas, no Auditório Wilson Fonseca, intitulada “Professor Pesquisador: questões de método e de currículo”, para os docentes do ICED; e a segunda palestra no dia 1º de março, às 19 horas, no Auditório do Amazônia Boulevard, destinada aos acadêmicos e docentes de todas as licenciaturas, intitulada “Ser Professor”.

ICED - O ICED tem como objetivo formar educadores comprometidos com a transformação social do Brasil e da Amazônia para atuar na educação básica e educação superior, quer no espaço escolar ou em outros espaços sociais nos quais a atuação desse profissional se fizer necessária, sempre numa perspectiva de promover o ensino crítico e reflexivo que instrumentaliza o indivíduo a intervir na sociedade, tendo em vista a sua transformação e a construção da cidadania. Atualmente o Instituto possui mais de 80 professores e 60 turmas de alunos.

Comunicação/UFOPA

21/2/2011