Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Julho UFOPA apresenta propostas de cooperação para melhoria do setor produtivo

UFOPA apresenta propostas de cooperação para melhoria do setor produtivo

Tendo em vista a inovação tecnológica do setor produtivo da região, representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) se reuniram no último dia 6, para discutir futuras linhas de cooperação técnica e institucional entre os setores acadêmico e produtivo.

Presidida pelo diretor executivo da ACES, Alberto Batista de Oliveira, a reunião aconteceu na sede da Associação, com a participação de representantes dos setores produtivos e outras entidades, como a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) e Sebrae.

“Queremos parabenizar a UFOPA por querer dialogar com o setor produtivo e empresarial”, afirmou Oliveira. “Hoje o nosso produtor está diversificando a sua produção. Temos que buscar maneiras de verticalizar a produção agrícola das propriedades rurais”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural de Santarém, Toni Alberto Filter, durante o encontro.

Durante o encontro, o reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, fez um breve retrospecto sobre os esforços para a instalação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, no campus da UFOPA, em Santarém (PA). “Temos toda a possibilidade de consolidarmos, a curto e médio prazos, a construção do Parque”, garantiu Seixas Lourenço.

A Profa. Patrícia Chaves, assessora de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) da UFOPA, apresentou sugestões de possíveis linhas de cooperação entre as duas instituições, visando ao fortalecimento de algumas áreas consideradas estratégicas para a região, como a fruticultura, o beneficiamento de resíduos da indústria madeireira e da pesca artesanal, a silvicultura tropical e a reprodução artificial voltada para a pecuária de grande e pequeno portes. “A UFOPA tem expertises, pesquisadores em diversas áreas, que podem contribuir para a inovação tecnológica do setor produtivo regional”.

Após debate entre os participantes, foram definidas, inicialmente, quatro linhas de atuação visando ao desenvolvimento da produção regional: mandioca, piscicultura, hortifruticultura e grãos. Outra novidade será a instalação, em breve, de um escritório da UFOPA na sede da ACES, visando a dinamizar a interlocução entre os setores produtivo e acadêmico. “Estamos dispostos a trabalhar com os seguimentos produtivo e empresarial do Oeste do Pará, visando ao desenvolvimento regional sustentável baseado na inovação tecnológica”, afirmou Seixas Lourenço.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA
8/7/2011