Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Junho Artesãs implantam Ponto de Cultura no Aritapera

Artesãs implantam Ponto de Cultura no Aritapera

Situada na região de várzea do município de Santarém (PA), a localidade ribeirinha de Aritapera, conhecida pela produção tradicional de cuias artesanais, agora já conta com uma sala de leitura comunitária, além de um espaço permanente para exposição do artesanato local. Inaugurado no dia 10 de junho, o Ponto de Cultura da Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (ASARISAN) foi implantado com o apoio do Museu do Folclore e de outros parceiros, como a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Conduzida pela presidente da ASARISAN, Lélia Maduro, a inauguração contou com a participação das artesãs locais, de visitantes das comunidades vizinhas e da equipe do Programa “Patrimônio Cultural na Amazônia”, da UFOPA, que presta assessoramento jurídico para a associação visando ao registro de marca coletiva junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Já o mobiliário do Ponto de Cultura foi adquirido pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (PROMOART), iniciativa do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que tem a finalidade de apoiar produtores de artesanato de tradição cultural no Brasil.

Além de colaborar na organização da sala de leitura e na capacitação dos agentes de leitura responsáveis pelo gerenciamento do acervo bibliográfico recebido, a equipe do Programa “Patrimônio Cultural na Amazônia” realizou outras atividades destinadas às artesãs produtoras de cuias, como a segunda etapa da Oficina de Marcas Coletivas, ministrada pelo Prof. Bruno Alberto Paracampo Miléo da UFOPA.

Ao final da oficina, o Prof. Bruno Miléo foi instituído procurador da ASARISAN para tratar especificamente do processo de registro a ser instaurado junto ao INPI, sem custo para a associação. “Os recursos para pagamento das taxas do processo de registro foram fornecidos pelo PROMOART, enquanto que a equipe da UFOPA assumirá todas as diligências em todas as etapas de acompanhamento do processo de registro,”, explica a Profa. Luciana Carvalho, coordenadora do programa.

A Profa. Patrícia Chaves, da UFOPA, também participou do encontro no Aritapera, apresentando projeto de apoio técnico à produção de cuias, a ser financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) via Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, o qual visa a contribuir para o Fortalecimento das Organizações Produtivas de Agroextrativistas e Pescadoras no Território do Baixo Amazonas, sendo as artesãs de cuia um importante grupo com potencial cultural e econômico a se trabalhar.

As próximas atividades no Aritapera acontecerão no período de 8 a 10 de julho, quando a equipe da UFOPA dará continuidade ao processo de organização do espaço de leitura e de entrevistas com as associadas. As artesãs também participarão de outra oficina, a ser promovida pela Profa. Judith Vieira, visando à produção da cartografia social do Aritapera.

Vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA, o programa “Patrimônio Cultural na Amazônia” visa à promoção de ações de pesquisa, gestão e assessoramento jurídico destinadas à salvaguarda de bens culturais e promoção de conhecimento sobre o patrimônio cultural. A iniciativa conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e recursos do Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação (MEC).

Participam do Programa os professores Luciana Carvalho (Programa de Antropologia e Arqueologia), Bruno Miléo (Programa de Direito) e Judith Vieira (Programa de Direito) e os alunos de graduação Ádria Fabíola Sousa, Keiliane Bandeira e Daiana Negreiros, do Curso de Letras; Daniele Barroso e Jefferson Oriente Sampaio, do Curso de Direito; Igor Montiel, do Curso de Geografia; e Hilderney Lages, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

Comunicação/UFOPA
21/6/2011