Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Maio Servidores participam de campanha de prevenção de doenças cardiovasculares

Servidores participam de campanha de prevenção de doenças cardiovasculares

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) da UFOPA promoveu, no dia 26 de maio, campanha educativa destinada à prevenção de doenças cardiovasculares. Realizado no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon, o evento contou com ampla participação dos servidores e alunos, que assistiram a palestras e vídeos educativos sobre hipertensão arterial e diabetes, doenças que atingem milhões de brasileiros.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA), através da equipe do Centro de Saúde do Caranazal, coordenada pelo enfermeiro Tiago Tapajós Vasconcelos, a iniciativa contou ainda com atividades gratuitas de aferição de pressão arterial e glicemia e vacinação contra hepatite B, febre amarela, tétano e influenza (gripe). “Esta é a segunda palestra que promovemos, pois estamos dando continuidade ao nosso programa educativo de prevenção de doenças destinado aos servidores da UFOPA”, explica a servidora Daniele Sousa, da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida. “Promover a cultura de prevenção de doenças é o principal intuito da nossa Coordenação”.

As palestras foram ministradas pelas técnicas de enfermagem da SEMSA, Mariete Pereira da Costa, que falou sobre diabetes, doença que atinge mais de seis milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde; e Jéssica Larissa de Assis Araújo, que palestrou sobre hipertensão arterial, doença responsável por 80% de óbitos por acidente vascular cerebral e 25% de infarto no país.

As vacinas também foram aplicadas pelas técnicas da SEMSA, Adeliane Silva Frota e Ismara Portela de Aguiar; e a avaliação de glicemia foi feita pela técnica Lília Silva de Almeida (SEMSA). Já a aferição de pressa arterial foi realizada pela técnica de enfermagem da UFOPA, Hosana Felix Leal, da CSQV. O evento foi finalizado com um show de talentos com apresentação musical e de dança com a participação de servidores da UFOPA.

“Acho importante esse tipo de ação porque é um amparo ao funcionário, facilita o acesso à saúde. Evita da gente perder tempo indo ao hospital ou ao posto de saúde”, afirma o servidor Juarez Leal Rodrigues, que há mais de trinta anos é funcionário público, exercendo a função de motorista. “Em todo esse tempo, como servidor público, nunca tinha participado ou presenciado uma atividade desse tipo”, afirma Juarez, que aproveitou a oportunidade para medir sua pressão arterial e tomar vacina contra febre amarela.

Comunicação/UFOPA

31/5/2011