Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Maio UFOPA receberá recursos para ações de gestão de pessoas

UFOPA receberá recursos para ações de gestão de pessoas

Focado numa gestão voltada aos anseios da sociedade, no que tange a serviços públicos de excelente qualidade, o projeto "Gestão de Pessoas com foco em Competências: Preparando um novo profissional para uma nova universidade na Amazônia”, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), foi selecionado pelo Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) para receber recursos da Ação de Fomento a Projetos de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

Formado por representantes da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP), da Secretaria de Gestão (SEGES) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Comitê Gestor selecionou 13 projetos, de um total de 67 propostas encaminhadas pelas instituições públicas federais, em 2010. “Apenas 13 projetos, incluindo o da UFOPA, receberão fomento da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG) durante o exercício de 2011”, explica Suelen Maria Costa Monteiro, coordenadora de Desempenho e Desenvolvimento da UFOPA.

No valor de 83 mil reais, o projeto "Gestão de Pessoas com foco em Competências” tem o objetivo de implantar o modelo de Gestão por Competência na UFOPA para desenvolver o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores. Nesse sentido, a iniciativa prevê várias ações, como a identificação e o mapeamento das competências necessárias à organização, visando subsidiar, posteriormente, planos de capacitação institucional e o desenvolvimento dos servidores, a fim de alinhar as competências individuais ao Planejamento Estratégico da UFOPA.

A capacitação da equipe diretiva de gestão de pessoas, que executará o projeto, bem como dos gestores da instituição, será feita com o intuito de realizar um trabalho integrado com sua equipe. A iniciativa estará pautada nos objetivos da organização, a partir da clara definição das competências desejáveis, de forma a oferecer à sociedade um serviço público de melhor qualidade, focado na eficiência e na eficácia. “No primeiro ano de implantação do projeto, vamos priorizar a capacitação dos gestores e demais servidores nos moldes da Gestão por Competência, atendendo não somente os servidores da sede em Santarém, mas de todos os campi”, explica a coordenadora do projeto, Luzilda Eliane Bernardes Diniz, diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFOPA.

Segundo Eliane Diniz, o projeto será desenvolvido em etapas pré-definidas: abordagem do tema junto aos seus membros; identificação das competências desejáveis e das disponíveis; e desenvolvimento e fortalecimento destas. “A metodologia empregada será o mapeamento de competências: análise da organização, grupos focais, entrevistas e questionários”, explica.

Comunicação/UFOPA
3/5/2011