Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Março UFOPA realiza encontro para discutir ensino de Ciências e Matemática

UFOPA realiza encontro para discutir ensino de Ciências e Matemática

Com o objetivo de debater as práticas desenvolvidas no Clube de Ciências da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e ainda contribuir com a formação inicial dos licenciandos da UFOPA, será aberto na tarde desta quinta-feira, 31, prosseguindo até o dia 2 de abril, no Auditório Wilson Fonseca (Campus Rondon da UFOPA), o II Encontro de Iniciação à Docência, com o tema “Articulações entre a formação docente e práticas para o ensino de Ciências e Matemática na educação básica”.

Serão realizadas palestras, debates e mesas-redondas sobre o tema. As contribuições do Clube de Ciências para a formação científica de estudantes da educação básica também serão abordadas. O encontro destina-se a estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Física Ambiental, Biologia, Pedagogia, Letras e Geografia, e é promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico/UFOPA.

Confira abaixo a Programação Detalhada do II Encontro de Iniciação à Docência

Quinta-feira (31/3)

14h – 16h: Credenciamento

16h: Cerimônia de Abertura (Reitoria, Pró-reitoria de Ensino, Pró-reitoria de Planejamento, Diretoria de Ensino, Coordenadores de Programa e Diretoria do ICED)

17h: Palestra de abertura: “Formação Interdisciplinar e ensino de Ciências e Matemática” (Profa. Dra. Dóris Santos de Faria – CFI).

Sexta-feira (1º/4)

8h: Palestra: “O Clube de Ciências da UFOPA: potencialidades e desafios” (Profa. Cláudia Castro –  CPADC/Física Ambiental/ICED).

9h: Palestra: “Ser professor” (Profa. Eleny Cavalcante - Pedagogia/ICED).

10h: Intervalo

10h30min: Mesa-redonda: “Estratégias metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica” (Prof. Ednilson Sérgio de Souza, Prof. Dércio Pena Duarte, Profa. Lenise Vargas da Silva, Prof. Carlos Alberto Vianna). Mediador: Prof. Everaldo do Carmo.

14h: Palestra: “Jogos didáticos no ensino de Matemática” (Prof. Aldenise Xavier – Matemática/ICED).

15h: Oficina: “Estratégias didáticas no ensino de Matemática” (Edicléia Frota – Matemática/ICED).

16h: Intervalo

16h30min: Socialização de experiências de professoras-estagiárias do Clube de Ciências da UFOPA.

Sábado (2/4)

8h: Palestra “Iniciação científica na Educação básica” (Profa. Nilzilene Gomes - Física Ambiental/ICED)

9h: Apresentação oral de trabalhos de iniciação científica com estudantes da educação básica desenvolvidos no Clube de Ciências em 2010.

10h: Intervalo

10h30min: Exposição de pôsteres de trabalhos de iniciação científica com estudantes da educação básica desenvolvidos no Clube de Ciências em 2010.

11h30min: Cerimônia de encerramento