Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Novembro UFOPA implanta sistema de gestão de pessoas por competências

UFOPA implanta sistema de gestão de pessoas por competências

Buscar um novo modelo de gestão por competências, na administração pública, é um desafio que requer compromisso de todos os servidores. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) esse desafio foi lançado oficialmente, para a comunidade acadêmica, no dia 31 de outubro de 2011, durante evento de implantação do Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGPC), realizado no Auditório do Campus Tapajós, em Santarém (PA).

Coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN), por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) e da Coordenadoria de Desempenho e Desenvolvimento (CDD), o SGPC tem como objetivo mapear as competências existentes na instituição para apoiar as estratégias de treinamento e desenvolvimento na área de pessoal.

A iniciativa faz parte do projeto “Gestão de Pessoas com foco em competências: preparando um novo profissional para uma nova Universidade na Amazônia”, elaborado por uma equipe de servidores da PROPLAN. “A UFOPA vem buscando um modelo de gestão focado nas pessoas, na sua valorização quanto seres humanos e no respeito de sua individualidade. Sabemos que pessoas comprometidas e alinhadas aos interesses da instituição são fundamentais para o crescimento e o sucesso de qualquer organização”, afirmou Suelen Monteiro, da CDD, uma das coordenadoras do projeto.

“Nesses dois anos a UFOPA alcançou várias conquistas, e uma delas foi a captação e retenção de recursos humanos, incluindo técnicos e professores. A vinda desses servidores possibilitou a expansão das ações da UFOPA junto à sociedade”, afirmou o pró-reitor de Planejamento Institucional, Aldo Gomes Queiroz, durante a solenidade. “Portanto esse projeto, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional, vai criar oportunidades para avançarmos na consolidação da nossa universidade”.

“A gestão por competências é uma determinação do estado brasileiro”, explicou o representante da empresa Unitalentos, João Raimundo Alves dos Santos, que ministrou a palestra “Afinal, o que é gestão por competências?”. Segundo o palestrante, a gestão por competências é a gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos e metas estratégicas da instituição. “É uma nova proposta de capacitação das pessoas, articulada com as estratégias organizacionais”, explica Santos.

Projeto – O projeto “Gestão de Pessoas com foco em competências: preparando um novo profissional para uma nova Universidade na Amazônia”, da UFOPA, está entre os cinco melhores projetos aprovados no edital do Programa de Fomento da Secretaria de Recursos Humanos (SRH), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que selecionou 14 propostas de instituições públicas federais, de um total de 68, voltadas para o fortalecimento de mecanismos, estratégias e iniciativas que contemplem o desenvolvimento e a consolidação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.

Após a liberação do recurso financeiro para a UFOPA, em junho deste ano, a DGDP e a CDD deram início ao processo de contratação da consultoria para auxiliar na implantação do modelo de gestão por competências, tendo como empresa vencedora a Unitalentos. O resultado do procedimento licitatório ocorreu em outubro. “Temos as melhores expectativas frente à execução deste projeto, na crença de poder, futuramente, compartilhar resultados positivos com os demais órgãos da Administração Pública Federal”, comemora Suelen Monteiro.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
3/11/2011