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Alunos da Física Ambiental apresentam seminário de iniciação científica

O Programa de Física Ambiental, do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA, está promovendo uma série de seminários visando à divulgação dos resultados de estudos realizados pelos alunos bolsistas de iniciação científica do projeto “Fundamentos e Aplicações da Teoria Quântica de Campos”, coordenado pelo Prof. Dr. Edson Akira Asano.

Abertas à comunidade acadêmica, as apresentações serão realizadas às sextas-feiras, das 16 às 18 horas, pelos bolsistas Ranilson Alves da Rocha e Enderson Evilasio Leão Lisboa, na sala E-201, do Centro de Formação Interdisciplinar, situado na entrada do Campus Tapajós. Amanhã, dia 7 de outubro, será apresentada a “Formulação Lagrangiana para Campos Clássicos”. No dia 14 de outubro, será a vez da  “Equação de Schrödinger Independente do Tempo – Parte I”, e no dia 21 a apresentação abordará o tema  “Quantização do Campo de Radiação”.

Em novembro, os seminários versarão sobre os seguintes temas: “Equação de Schrödinger Independente do Tempo – Parte II”, no dia 4 de novembro; “Mecânica Quântica Relativística das Partículas de Spin ½ – Parte I”, no dia 11 de novembro; “Mecânica Quântica em Três Dimensões”, no dia 18 de novembro; e “Mecânica Quântica Relativística das Partículas de Spin ½ – Parte II”, no dia 25 de novembro. Confira a programação completa AQUI.

Pesquisa – O projeto “Fundamentos e Aplicações da Teoria Quântica de Campos” visa a fornecer, através da inserção do aluno em um tema de pesquisa, elementos necessários para melhor compreensão dos conceitos mais avançados e contemporâneos da Física, bem como complementar a formação do licenciado em Física Ambiental. “No momento temos três alunos participantes, dos quais dois estão com bolsas de iniciação científica, uma PIBIC/UFOPA e a outra PIBIC – Ação Afirmativa (AF)”, explica Edson Asano.

Segundo o professor, o projeto fundamenta-se no desenvolvimento da pesquisa básica em Física, pois esta  contribui para a qualificação do profissional das Ciências (Físicos, Biólogos e Químicos), bem como das Engenharias, e em especial do licenciado em Física Ambiental. “O nosso objetivo é preparar o aluno para que, através do domínio do conhecimento dos avanços da física, ele esteja apto a prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação”.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
6/10/2011