Projeto BR-163 proporciona experiência profissional para estudantes da Ufopa
Uma das inovações que o Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação está promovendo é proporcionar a primeira experiência “profissional” a cerca de 20 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
O Projeto contratou a Consultoria e Serviço Florestal (Consflor), a empresa júnior dos estudantes do Programa de Agroflorestas, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Ufopa para a prestação de serviços em três contratos. A coordenação, o planejamento e a execução das ações contam com a participação de sete docentes da universidade.
Fundada em 2009, a Consflor tem entre suas finalidades, proporcionar aos seus membros condições para se colocar em prática os conhecimentos teóricos obtidos na universidade. “A empresa júnior procura fazer a integração da academia ao mundo empresarial, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar e aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos”, explica o diretor presidente da Consflor Helender Seelig de Souza. Para ele, outra vantagem é a satisfação profissional resultante das atividades, que visa a melhoria da produção e o repasse de informações importantes para as comunidades.
Atualmente a Consultoria está trabalhando na capacitação em beneficiamento de produtos dos sistemas integrados de produção e do extrativismo e outro sobre processos de gestão da produção, do beneficiamento e da comercialização. Ambos têm objetivos de preparar produtores familiares, assentados, comunidades tradicionais, técnicos de extensão e assistência rural da área de influência da rodovia que corta o Oeste do Pará. Esses editais que a Consflor está executando fazem parte do Componente 2: Apoio às Iniciativas de Produção Sustentável do Projeto BR-163, cuja coordenação está a cargo do Departamento de Zoneamento Territorial da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.
O terceiro contrato dedica-se ao fortalecimento da capacidade de gestão florestal, através do monitoramento da dinâmica de florestas da região do Distrito Florestal Sustentável da BR-163. O colaborador da Consflor Adriano Araújo da Silva, que esteve reunido com a coordenação do Projeto BR-163 na sede da Ufopa, em Santarém, no dia 14 de setembro, explica que esse contrato tem vários objetivos: fortalecer e estruturar de forma técnica e material a Ufopa, para o gerenciamento de dados sobre a dinâmica da floresta na região; estabelecer uma base de dados sobre a dinâmica florestal especialmente das Florestas Nacionais da região; capacitar técnicos de instituições e sociedade civil da área florestal em instalação e medição de parcelas permanentes, processamento e análise de dados e coleta e identificação de material botânico; e formalizar a inclusão de parcelas permanentes instaladas e criadas na região à Rede de Monitoramento da Dinâmica de Florestas da Amazônia (Redeflor).
Esse último contrato citado integra o Componente 1: Manejo Florestal Sustentável do Projeto BR-163, coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro. Por ter sido o primeiro a ser assinado, o projeto de capacidade de gestão da floresta, está com as atividades mais avançadas.
Projeto BR-163
O Projeto BR-163 - Floresta, Desenvolvimento e Participação é executado pelo Ministério do Meio Ambiente, com o apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO Brasil) e recursos doados pela Comissão Europeia.Seu objetivo é contribuir para a diminuição do desmatamento na área de influência da rodovia Cuiabá-Santarém, por meio de ações voltadas ao fortalecimento do Distrito Florestal Sustentável da BR-163, à estruturação de cadeias produtivas sustentáveis e ao fortalecimento da sociedade civil e dos movimentos sociais.
Texto: Silvia Franz Marcuzzo - Assessora de Comunicação do Projeto BR-163 - Floresta, Desenvolvimento e Participação
4/10/2011