Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Outubro Servidores da UFOPA participam de cursos de capacitação

Servidores da UFOPA participam de cursos de capacitação

A Pró-reitoria de Planejamento Institucional (Proplan), por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) e Coordenadoria de Desempenho e Desenvolvimento (CDD), promoverá, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2011, uma série de cursos visando à qualificação dos servidores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Pautada nas rotinas de trabalho, a oferta dos cursos visa ao desenvolvimento permanente do servidor para o atendimento e à adequação das suas competências aos objetivos da instituição.

As ações de capacitação dos servidores da UFOPA serão realizadas em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), Rede de Colaboração de Instituições de Ensino Superior (RCI), Universidade Federal do Pará (UFPA), Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Secretaria de Recursos Humanos do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio de seu Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas.

No âmbito desta iniciativa, dois cursos de capacitação acontecem esta semana: o SIAPE Cadastro, que será ministrado até o dia 7 de outubro pelo Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas, do MPOG; e o curso “Elaboração de Projeto Básico e Termos de Referências”, que será realizado pela Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), até o dia 6 de outubro, no Amazônia Boulevard, em Santarém (PA).

Ministrado pela instrutora do MPOG, Mônica Bispo dos Santos, o curso “SIAPE Cadastro” tem por objetivo capacitar servidores dos órgãos e entidades da administração pública federal para serem capazes de utilizar  o SIAPEcad (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos), identificando suas funcionalidades e operacionalizando os diversos módulos do sistema. “É um curso que tem dois eixos: o treinamento operacional do SIAPE e a formação de multiplicadores em gestão de pessoas”, explica Mônica dos Santos.

Com 40 horas, o curso é destinado aos funcionários da UFOPA, que trabalham com o cadastro de servidores, e de outras instituições parceiras, como FUNASA-Amapá, FUNASA-Roraima, FUNASA-Rondônia, Ministério da Agricultura de Tocantins, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). “Essa é uma demanda da UFOPA para o Ministério do Planejamento, por sermos uma universidade nova, com servidores recém-concursados”, explica Eliane Diniz, diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFOPA.

Maria Lúcia Morais – Comunicação UFOPA
5/10/2011