Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Outubro Simpósio discute Tecnologia da Informação e Geotecnologia na Amazônia

Simpósio discute Tecnologia da Informação e Geotecnologia na Amazônia

Começa nesta segunda-feira, dia 17 de outubro de 2011, o 1º Simpósio de Informática e Geotecnologia de Santarém (SIGES), evento multidisciplinar promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A abertura oficial acontecerá às 19 horas, no Auditório do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), situado no Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA).

Após a cerimônia, a pesquisadora Evlyn Marcia Leão de Moraes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ministrará a palestra “Aplicações do Sensoriamento Remoto na Amazônia”. Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo, Evlyn Moraes é docente do programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do INPE e atua no desenvolvimento de novas aplicações dessa tecnologia ao estudo e manejo de recursos hídricos.

Programação – O SIGES será realizado até o dia 21 de outubro, com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. O evento contará com a participação e cooperação de instituições reconhecidas por suas atuações no âmbito regional, nacional e internacional, como IFPA, IBAMA, IESPES, INPA, LBA, CEULS/ULBRA, FIT, dentre outras. Durante o evento serão discutidos temas como: “Aplicações do Sensoriamento remoto na Amazônia”, “Tecnologias Limpas Para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, “Computação em Nuvem, Sustentabilidade em TIC”, entre outros.

Workshop – Durante o SIGES também será realizado o 1º Workshop de Geofísica Aplicada, promovido pelo Programa de Ciências da Terra da UFOPA, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geofísica da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento contará com uma série de modelos geológicos e experimentos geofísicos em escala reduzida, além de mostra de vídeos e painéis informativos sobre o que é Geofísica.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
14/10/2011