Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Setembro Lançado edital para bolsas sanduíches de graduação nos Estados Unidos

Lançado edital para bolsas sanduíches de graduação nos Estados Unidos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPPIT) e a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) divulgaram o Edital 3/2011, que prevê seleção para concessão de bolsas sanduíches de graduação nos Estados Unidos da América. O edital é destinado a alunos de graduação que tenham integralizado pelo menos 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o seu curso, na data prevista para a viagem.

Para inscrever-se, os interessados devem ser alunos de graduação da UFOPA regularmente matriculados, ter cidadania brasileira, ter perfil de excelência e ter concluído as disciplinas necessárias para o bom aproveitamento dos estudos no exterior. É necessário também enquadrar-se numa das 18 áreas de estudo citadas no edital.

As inscrições vão até 20 de outubro de 2001. Os interessados devem acessar a página da CAPES (www.capes.gov.br) e preencher o Formulário de inscrições da CAPES e o Formulário de inscrições do IIE; após o preenchimento, ambos devem ser impressos e entregues na secretaria da PROPPIT (Campus Tapajós), de 21 a 24 de outubro, nos horários das 9 às 11:30 e das 15 às 17:30 horas, junto com os seguintes documentos: cópia do comprovante de matrícula; cópia do histórico escolar; declaração do orientador sobre as atividades de pesquisa já desenvolvidas pelo aluno; comprovante de inscrição no TOEFL; cópia do currículo Lattes comprovado; plano de atividades no exterior; carta de justificativa do orientador brasileiro.

A bolsa cobrirá custos com taxas escolares, seguro-saúde, alojamento e refeições, passagens aéreas de ida e volta, além de 300 dólares mensais para despesas pessoais. Os procedimentos e custos de emissão de passaporte e visto correrão por conta do estudante.

O resultado do processo de seleção será divulgado entre novembro e dezembro deste ano.

Júlio César Pedrosa (Comunicação/UFOPA)

27/9/2011