Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Abril Comitê de Ética em Pesquisa elege coordenação

Comitê de Ética em Pesquisa elege coordenação

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFOPA elegeu, no mês passado, coordenadores e definiu diretrizes para a formação do Conselho de Pesquisa e o seu estatuto. O biólogo José Reinaldo Pacheco Peleja e o médico veterinário Kedson Alessandrini Lobo Neves foram eleitos coordenador e vice-coordenador, respectivamente. De caráter consultivo, deliberativo e educativo, com colegiados interdisciplinares, o Comitê de Ética tratará de pesquisas com envolvimento humano e deverá funcionar como um filtro institucional.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Marcos Ximenes Ponte, esteve presente à reunião e explicou a origem dos comitês de ética. “Eles têm origem na área da saúde, quando se fazia pesquisa com experimentos clínicos etc. Atualmente, o entendimento dessa matéria ultrapassa esse limite puramente humano do ponto de vista orgânico, e passa também a ter um envolvimento em pesquisas da área de ciências sociais, na qual há envolvimento de pessoas ou grupos sociais. Como essas pessoas são envolvidas com informações pessoais, ou informações do grupo, há a exigência de que se estabeleçam critérios éticos para a realização da pesquisa”, explica.

O próximo passo do comitê será a elaboração do regimento. Nele, serão estabelecidas as normas de operação e as agendas de pesquisa. “Hoje o Conselho de Ética é um elemento muito importante na institucionalidade brasileira na área da pesquisa. Muitos órgãos cobram das instituições a aprovação dos seus projetos em comissões de ética. Já utilizamos outros conselhos de ética instalados fora, para que eles pudessem avaliar os nossos projetos, e isso demonstra que, hoje em dia, a criação de conselhos de ética é uma sistemática que as instituições usam, e nenhuma universidade pode deixar de ter um conselho de ética”, conclui.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA
17/4/2012