Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Abril Reitor da UFOPA participa de reuniões em Brasília

Reitor da UFOPA participa de reuniões em Brasília

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Dr. José Seixas Lourenço, participou esta semana de várias reuniões em Brasília (DF) para tratar de assuntos referentes à instituição.

No último dia 9, José Seixas Lourenço participou, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), de reunião com a secretária de Orçamento e Finanças (SOF), Célia Correia, e com o diretor do Departamento de Programas Sociais, José Geraldo França Diniz, para discutir sobre o orçamento da UFOPA. Durante o encontro, o reitor da UFOPA apresentou os principais avanços da instituição. Célia Correa afirmou que vai empenhar-se para incluir, no orçamento do Ministério da Educação (MEC), recursos para atender aos projetos e demandas da universidade. Uma nova reunião, para apresentação dos projetos prioritários, foi agendada para o início do mês de maio.

À tarde, o reitor se reuniu com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA): Francisco Gaetani, secretário executivo; Paulo Guilherme Cabral, diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável; e Allan Milhomen, do PROECOTUR. Na pauta do encontro, o financiamento do curso de especialização em Ecoturismo na Amazônia, da UFOPA; o gerenciamento da Base Compartilhada de Dados da Amazônia (BCDAM), que está sendo pleiteado pela UFOPA; e o projeto “Agenda Cidadã” que, em breve, deverá ser apresentado para os dirigentes de vários órgãos do MMA.

No dia 10 de abril, o reitor da UFOPA reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Duarte, do Ministério da Integração Nacional (MIN), que ressaltou que o ministério pretende ter uma presença mais marcante na Amazônia, através de projetos estratégicos com temas prioritários, como piscicultura ornamental, indústria da juta, cosméticos, fármacos, entre outros. O ministério também está discutindo um programa para o desenvolvimento industrial da região, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), BDI, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros parceiros.

O secretário informou ainda que nos dias 26 e 27 de abril será realizada uma reunião no município de Altamira para discutir o projeto sobre peixes ornamentais, que receberá recursos
do Fundo do Xingu e será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ministério da Pesca e Aquicultura. No encontro em Altamira, a UFOPA deverá ser representada pelo Prof. Reinaldo Peleja, diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).

O reitor da UFOPA também se reuniu com o presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo, e com a diretora de Produção e Comercialização, Neusa Maria Lobato Rodrigues. Como resultado deste encontro, a Eletronorte deverá apoiar vários projetos da universidade, que serão definidos por uma equipe coordenada pela Profa. Patrícia Chaves, da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) da UFOPA. Também foi discutida a programação de visita do presidente da Eletronorte a Santarém para celebração de termo de parceria com a universidade.

Comunicação/UFOPA
12/4/2012