Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Abril Reitor recebe comitiva de vereadores

Reitor recebe comitiva de vereadores

Na última quarta-feira, dia 5, o reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, recebeu uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Santarém, cidade sede da universidade, e técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF). Na ocasião, o reitor apresentou o plano diretor da universidade, suas ações de ensino, pesquisa, com o objetivo de conscientizar os representantes do poder público municipal sobre a necessidade de considerar como área especial o local onde a UFOPA está situada.“Nós estamos procurando, ao longo destes dois últimos anos, uma aproximação maior, não só com o poder público local, mas em especial, com a Câmara dos Vereadores, onde nós estamos pleiteando há algum tempo que esta área onde a universidade está localizada, a sua sede principal, no Campus Tapajós, seja considerada, no plano urbanístico de Santarém, como uma área especial, dadas as características de uma universidade”, explicou o reitor.

Planejamento urbano

De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores, José Maria Tapajós, tramitam naquela casa de leis três projetos que versam sobre ordenamento do solo urbano: o Código de Postura de Santarém; o Código de Obras e a Lei do Parcelamento do Solo Urbano. “Estamos analisando esses três projetos de lei na Câmara, e juntamente com uma comissão técnica da prefeitura viemos conhecer o projeto da UFOPA nesta questão”, disse o vereador.

Ao final da reunião, o reitor avaliou o encontro de forma positiva, considerando que a área da universidade é relativamente pequena, e a construção de prédios com número de andares além do usual estará dentro das diretrizes das leis municipais. “A reunião avançou muito bem, tive a oportunidade de mostrar como esta instituição vem-se consolidando ao longo destes dois últimos anos, em particular no que se refere ao Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós”, concluiu o reitor.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA
5/4/2012