Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Abril UFOPA adquire área para implantação do Núcleo Tecnológico em Aquicultura

UFOPA adquire área para implantação do Núcleo Tecnológico em Aquicultura

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) já adquiriu área onde será construído o prédio que abrigará o Núcleo Tecnológico em Aquicultura (NTA), resultado de parceria de cooperação técnica com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Nesta semana, o coordenador de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação da SUDAM, Hélio Marinho de Azevedo Júnior, vistoriou a área e os equipamentos adquiridos para a instalação do NTA.

“A área é apropriada para a execução do projeto, já que fica às margens do Rio Tapajós. Verificamos também que pelo menos 50% dos equipamentos já foram adquiridos pela UFOPA”, finalizou.

Pelos termos do acordo, a Sudam ficará responsável pelos serviços e insumos e ainda pela aquisição de parte dos equipamentos. Já a UFOPA, além de construir o prédio, deverá também adquirir parte dos equipamentos para implantação da fábrica de ração.

O NTA integra o projeto do Parque Tecnológico do Tapajós e dará suporte aos cursos de graduação e mestrado do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), além de realizar pesquisas que irão auxiliar agricultores familiares no manejo das espécies tambaqui e aracu-cabeça-gorda; desta última ainda não se possui nenhum estudo acerca da cadeia produtiva. “É uma espécie muito apreciada, mas que ainda carece de estudos no sentido de otimizar sua produção em tanques-redes, que é uma das metas do NTA”, afirmou o coordenador do projeto, Prof. Dr. Reinaldo Peleja.

Totalizando um valor de R$2.700.000, o convênio possibilitará a implantação de tanques para a produção de alevinos, minifábrica de ração experimental, prospecção de peixes ornamentais e estrutura para gestão de efluentes.

Lenne Santos – Comunicação UFOPA
23/4/2012