Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto ICTA inicia aulas do 2º semestre letivo

ICTA inicia aulas do 2º semestre letivo

Os professores do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) iniciaram nesta segunda-feira, 13 de agosto, as aulas do 2º semestre letivo de 2012. O ICTA foi um dos institutos que não aderiram à greve nacional dos professores, e conseguiu integralizar as disciplinas do 1º semestre letivo deste ano, encerrando as aulas no último mês de junho.

Neste início de agosto foram retomadas as aulas de dois programas: Programa de Recursos Aquáticos e Aquicultura e Programa de Biologia Aquática e Vegetal. De acordo com o modelo acadêmico adotado pela UFOPA, os alunos estão ingressando no terceiro semestre do instituto, no qual os alunos já começam a estudar disciplinas mais específicas relativas ao curso em que pretendem ingressar.

“As atividades do ICTA não foram paralisadas com a greve. Os professores conseguiram finalizar os módulos e seus respectivos componentes curriculares, portanto estamos conseguindo manter o calendário acadêmico planejado, no início do ano, pela UFOPA. De acordo com o previsto, as aulas iniciam-se nesta segunda, 13, e seguem até o dia 15 de dezembro”, informou a coordenadora do Programa de Biologia Aquática e Vegetal, Profa. Graciane do Socorro Taveira.

O Pró-reitor de Planejamento Institucional, Prof. Aldo Gomes Queiroz, afirmou que o calendário da UFOPA está mantido e que os institutos que aderiram à greve devem apresentar um cronograma de reposição de aulas, assim que for cessado o movimento. “Boa parte dos professores da instituição estão desempenhando normalmente suas atividades nas aulas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor); com isso, nós esperamos que esses professores retomem suas atividades aqui em Santarém”.  Queiroz informou ainda que, de acordo com informações repassadas pelo diretor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Prof. Celson Lima, 85% dos módulos foram integralizados. “Com isso, quando as aulas forem retomadas no IEG, em três semanas conseguiremos finalizar as atividades”, afirmou Celson.

ICTA – O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) visa à construção de cenários sustentáveis para as águas amazônicas. Dessa forma, a missão do ICTA é ser um instituto de referência na formação de profissionais habilitados em recursos hídricos e aquáticos, com capacidade técnica e científica para pesquisar, diagnosticar e solucionar os problemas gerenciais, tecnológicos e organizacionais em suas respectivas áreas de atuação na região Amazônica.

No instituto estão alocados três programas: Programa de Biologia Aquática e Vegetal (PBAV); Programa de Recursos Aquáticos e Aquicultura (PRAA); e Programa de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (PSARH), os quais, no primeiro ciclo de formação, ofertam, respectivamente, os bacharelados interdisciplinares em Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia das Águas, e Gestão Ambiental.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

13/8/2012