Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Junho Consultores apresentam os primeiros resultados do Sistema de Gestão por Competências

O Grupo de Consultores Internos da UFOPA, responsável pela implantação do Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGPC) da instituição, realizou um encontro na última terça, 13 de junho de 2012, para apresentar os primeiros resultados do trabalho. Além dos integrantes do grupo, o evento reuniu dirigentes e servidores da universidade no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon, em Santarém/PA. O sistema é coordenado pela Pró-reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN), por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) e da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD).

Lançado oficialmente em 31 de outubro de 2011, o SGPC está em fase piloto, tendo sido escolhida a Superintendência de Infraestrutura (SINFRA) como o primeiro órgão para se aplicar a metodologia. A equipe realizou um mapeamento de competências junto aos servidores do órgão durante os últimos meses, contando com o apoio de uma empresa que presta consultoria na área, a Unitalentos.

"Estamos nos primeiros passos de um projeto grande, complexo e que envolve o comprometimento das pessoas. O trabalho tem sido muito gratificante. Tivemos avanços significativos em pouco tempo”, declarou a coordenadora do grupo, Suelen Monteiro, do CDD. Segundo ela, o trabalho é feito com base em tipologias de competências. “Foram definidas as Competências Institucionais da UFOPA, com a participação dos servidores, assim como as Competências Individuais, que se dividem em: Gerais, aquelas que todo e qualquer servidor precisa ter; Gerenciais, que todo gerente da instituição deve ter; e Específicas, que variam de acordo com a área de atuação”, explicou.

A metodologia utilizada envolveu análise de documentos, grupos focais, entrevistas, validação semântica e validação de conteúdo, para se avaliar o nível de domínio que cada indivíduo apresenta sobre cada competência, identificando suas reais necessidades. O objetivo é investir em ações de capacitação nas áreas com resultados mais críticos para que os profissionais desenvolvam melhor suas atividades.

“Não é um método simples, porque depende de uma mudança de cultura”, definiu o pró-reitor de Planejamento Institucional, Prof. Aldo Queiroz, afirmando que os objetivos institucionais e individuais devem estar "linkados", sendo o maior deles apresentar resultados à sociedade. Segundo ele, a UFOPA busca contribuir para a sustentabilidade e, nesse sentido, o principal pilar são as pessoas: "Paralelamente à implantação da infraestrutura, se trabalhou a atração e a fixação de pessoas porque, essencialmente, quem constrói a universidade são as pessoas. A UFOPA não são os prédios; somos nós".

Ao final, o superintendente de Infraestrutura (SINFRA), Jorge Tribuzzi, afirmou que o Sistema de Gestão por Competências é essencial ao crescimento da  instituição: “Eu acredito no potencial humano, e esse projeto vai nos mostrar isso”.

O próximo passo do Grupo de Consultores será mapear as competências dos gestores dos demais órgãos da universidade para nortear a implantação do Sistema de Gestão por Competências em toda a instituição.

Jussara Kishi – Comunicação UFOPA

20/6/2012