Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Maio UFOPA participa do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

UFOPA participa do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

A abertura oficial do V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, evento integrante da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, acontecerá amanhã, dia 26 de maio de 2012, às 18 horas, no Parque da Cidade, em Santarém (PA). Realizado pelo Governo do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Santarém, o Salão homenageará o maestro Wilson Fonseca.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) participa do evento com um estande, onde serão comercializadas publicações de professores da instituição, como o livro “Inquietudes e Desacordos: a leitura além do óbvio”, lançado recentemente pelo professor Luiz Percival Leme Britto, além das edições mais recentes das revistas “Exitus” e “Olho de Boto”, ambas do Instituto de Ciências da Educação (ICED).

Segundo a diretora do ICED, Solange Ximenes, o estande da universidade contará com várias atividades lúdico-pedagógicas voltadas aos visitantes do Salão, como a brinquedoteca do Laboratório de Pedagogia e ações dos projetos “Bicho no Lixo”, “Botos do Pará” e “Museu de Zoologia”. “O nosso estande contará com a participação voluntária de professores e alunos do ICED e do Clube de Ciências, que também realizarão experimentos científicos durante a feira”.

Lançamentos – Durante o evento, a UFOPA lançará várias publicações no estande da Prefeitura de Santarém. Na próxima segunda-feira, dia 28 de maio, a Escola de Gestores da UFOPA lançará dois livros: “Formação de professores: pesquisas com ênfase na escola do campo”, das professoras do ICED Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e Solange Helena Ximenes-Rocha, às 19h30; e “Gestão Educacional: práticas reflexivas e proposições para Escolas Públicas”, organizado por Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Solange Helena Ximenes-Rocha e Anselmo Alencar Colares, às 20h30. Trata-se de obra coletiva composta por trabalhos de conclusão de curso, que relatam projetos de intervenção desenvolvidos ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar.

Na terça-feira, dia 29, às 19h30, acontecerá o lançamento do livro “Etnoconhecimento e Cultivo de Plantas Medicinais”, do professor Fábio Aprile. Às 20h30, no estande da Prefeitura de Oriximiná, será lançado o livro “Miscelânea”, do professor Domingos Diniz, diretor do Campus da UFOPA em Oriximiná.

O V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas será realizado até o dia 3 de junho de 2012, de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas; e nos sábados e domingos, das 14 às 23 horas.

Comunicação/UFOPA
25/5/2012