Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março UFOPA lança programa de rádio para auxiliar ensino de inglês

UFOPA lança programa de rádio para auxiliar ensino de inglês

“English Through Music”, ou “Inglês através de Música”, é o nome do programa que estreia neste sábado, 31, na Rádio Rural de Santarém (710 khz, AM) e objetiva ensinar a língua inglesa usando a música como ferramenta. O programa é resultado do projeto de Extensão do Prof. Dr. Valdenildo dos Santos, do Instituto de Ciências da Educação (ICED). Iniciando-se às 18h30, o programa tem duração de 45 minutos e na estreia explora a letra de duas canções.

O programa vai ao ar com o apoio cultural da Rádio Rural de Santarém, que acreditou na sua proposta cultural e educativa. As gravações estão sendo feitas nos estúdios do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), numa parceria com a UFOPA.

Um dos objetivos do projeto é beneficiar professores e alunos da rede pública de ensino que atuam nos municípios da região Oeste do Pará, principalmente em locais onde o acesso à internet e a tecnologia ainda é rudimentar. A Rádio Rural de Santarém é sintonizada nas principais cidades do Oeste, entre elas aquelas onde há campi da UFOPA (Monte Alegre, Oriximiná, Itaituba, Óbidos, Alenquer, Juriti e Almeirim). A rádio também alcança a zona rural próximas dessas cidades.

“Às vezes gosta-se de determinada canção, canta-se esta canção, mas não se sabe o que quer dizer. Além desta função pedagógica que o programa traz, ele poderá ainda funcionar como elemento importante para a aquisição de conhecimento cultural, tendo a língua portuguesa como base para se aprender uma segunda língua”, afirma o Prof. Valdenildo. Ele explica ainda como serão escolhidas as canções para o programa: “As letras de canções que são ou foram sucesso na mídia e já fazem parte da vida das pessoas em geral são focadas do ponto de vista gramatical e do sentido, utilizando-se a semiótica da Escola de Paris como ferramenta para uma leitura crítica dos enunciados musicalizados”.

Os professores da rede pública de ensino que se interessarem pelo projeto e quiserem utilizá-lo em sala de aula como apoio didático-pedagógico, devem entrar em contato com o coordenador do projeto pelo e-mail ufopa@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , para que sejam agendadas orientações técnicas e palestras sobre o uso e a funcionalidade do método que está sendo experimentado pelo pesquisador, ao transformá-lo em lições apostiladas.

O Prof. Valdenildo dos Santos tem experiência nas áreas de Letras (Linguística, Comunicação e Semiótica), atuando como professor de Língua Inglesa e Semiótica com projeto de extensão que trata do Ensino de Inglês por meio de textos musicalizados via rádio e projeto de pesquisa: "O Ensino de Inglês por meio do discurso musicalizado e da mídia impressa, eletrônica e digitalizada". É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Línguas e Semiótica da Amazônia (GEALES-AM) e produtor de material didático e de apoio pedagógico para os professores do PARFOR e da rede pública de ensino. Produtor e apresentador do programa "English Through Music", é também é radialista profissional desde 1983.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
29/3/2012