Lançado oficialmente em Alter do Chão o 6º Simpósio Brasil-Alemanha
A Cabana do Tapajós, em Alter do Chão – espaço de resgate da cultura santarena –, foi o local escolhido para o lançamento oficial do 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, que será ocorrerá na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em outubro de 2013. O evento, que apresentou um pouco da cultura santarena às integrantes do comitê alemão, foi organizado pela equipe do comitê ocal, cujo secretário executivo é o Prof. Dr. William Vale. Daniela Neuffer (Universidade de Stuttgart) e Sabine Heinle (Universidade de Tubingen) participaram, durante dois dias, de uma reunião preparatória para o evento, em Santarém, o que culminou com o lançamento oficial em Alter do chão, na sexta-feira, 26.
As duas alemãs assistiram ao um minirritual do Sairé com integrantes do tradicional grupo “Espanta Cão”, além de conheceram aspectos da música local, com a apresentação do grupo Roda de Curimbó, que integra o movimento do mesmo nome e utiliza instrumentos de “pau e corda”. O grupo é formado pelos músicos Chico Malta, Helder Catraca, Jackson Rego, “Seu” Camargo, Hermes e Osmarino Freitas. D. Luiza Lobato, 80 anos, uma das moradoras mais antigas da vila de Alter do Chão, fez um depoimento emocionado sobre o cotidiano de quem vive no local e que já foi eleito como uma das mais belas praias de água doce do mundo.
A UFOPA foi escolhida pela atual comissão organizadora do evento, formada por representantes das universidades alemãs de Stuttgart e Tübingen, e da Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul. A comissão considerou “excelente” a proposta elaborada pela equipe da UFOPA, coordenada pelo Prof. Dr. William Vale. Outras duas universidades brasileiras também apresentaram propostas para sediarem o evento internacional, destinado a cientistas brasileiros e alemães. “Depois dessa reunião, temos certeza de que a escolha da UFOPA foi acertada. Estamos bastante impressionadas com o comprometimento da equipe que está à frente da organização do evento e temos certeza de que o 6º Simpósio, em Santarém, será um sucesso”, afirmou Daniela Neuffer, durante o lançamento.
Sobre o Simpósio – Desde 2003 ocorre, a cada dois anos, o Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, alternadamente, em ambos os países. Após o sucesso dos Simpósios já realizados – em Tübingen, 2003; em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, RS, 2005; em Freiburg, 2007; em Curitiba, PR, 2009; em Stuttgart, 2011 – o próximo, a ocorrer em 2013, pela primeira vez será na região Amazônica, na cidade de Santarém, estado do Pará.
Entre os objetivos do simpósio está o de propor contribuição relevante para o incremento da cooperação entre Brasil e Alemanha, mediante proposições da comunidade científica sobre políticas públicas e ações de integração entre a ciência, o Estado e a economia, em benefício do desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Mais informações sobre o Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis em http://www.ufopa.edu.br/sba-2013.
Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
30/10/2012
Reunião preparatória do 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável - Foto de Lenne Santos - 26/10/2012