Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Outubro UFOPA abre inscrições para processo seletivo indígena

UFOPA abre inscrições para processo seletivo indígena

A Universidade Federal do Oeste do Pará abriu o Processo Seletivo Especial (PSE) 2013, que institui seleção diferenciada para candidatos indígenas. As inscrições começaram dia 27 de setembro e vão até 22 de outubro, e podem ser feitas no Portal da UFOPA.

São ofertadas 65 vagas para os candidatos indígenas aprovados no PSE 2013 para a etapa inicial, Formação Interdisciplinar I. A opção pelo curso de graduação ocorrerá durante o percurso acadêmico do candidato aprovado, tendo em vista a progressão nos ciclos de estudos conforme o Índice de Desempenho Acadêmico.

Após a inscrição no Portal da UFOPA, o candidato indígena deverá entregar uma série de documentos exigidos no edital para a homologação das inscrições. Entre os 10 documentos solicitados pela comissão do processo, estão: declaração de pertencimento emitida e assinada por autoridade indígena devidamente identificada (presidente de associação ou liderança política, conforme as formas tradicionais de representação social e/ou política) e declaração de apoio da comunidade indígena ao candidato.

Fases – O processo seletivo indígena da UFOPA será realizado em duas fases, sendo a primeira constituída de uma prova de redação, cujo caráter é eliminatório e classificatório, e a segunda fase constituída de entrevista realizada por uma banca de antropólogos da Universidade. O resultado final do processo seletivo especial está previsto para o dia 14 de dezembro de 2012.

No início do mês de setembro, a comissão do PSE Indígena 2013, coordenado pelas professoras Myrian Barboza e Carla Ramos, realizou o II Seminário para a Formulação das Diretrizes para o Edital do Processo Seletivo Especial Indígena 2013. O evento reuniu lideranças e representantes de movimentos e associações indígenas do Oeste do Pará para orientação sobre o PSE Indígena 2013.

Durante o seminário, foi anunciada a oferta de dois cursos intervalares para indígenas a partir de julho de 2013. Um deles será o curso de Etnodesenvolvimento, cujo projeto pedagógico já se encontra em andamento, e o outro, uma licenciatura, possivelmente em parceria com a UEPA. A ideia é atender àqueles povos que têm maior dificuldade de deslocamento para estudar nos cursos regulares.

Confira o edital na íntegra.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

1º/10/2012