Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Outubro UFOPA implementará lei de cotas na totalidade

UFOPA implementará lei de cotas na totalidade

Em 2013, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) já implementará, em sua totalidade, o novo sistema de cotas para o ingresso nas universidades e institutos federais, disposto pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e regulamentado pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Com a medida, 50% das 1.200 vagas da UFOPA serão reservadas para quem cursar todo o ensino médio em escolas públicas.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. José Antônio de Oliveira Aquino, apesar de a lei estabelecer prazo de até quatro anos para a implementação total do sistema, a universidade optou pela totalidade do percentual já no próximo processo seletivo de 2013. “Isso quer dizer que, das 1.200 vagas, 600 serão destinadas às cotas, além do processo seletivo especial para indígenas, que agora em 2013 terá um incremento de 15 vagas a mais do que tivemos em 2012 para esses povos, devido à região possuir a maior concentração de povos indígenas do Estado”, esclarece o Pró-Reitor.

Como estabelece a nova lei, o preenchimento das vagas reservadas às cotas deverá ser de 50% de estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita, e os demais 50% serão destinadas aos estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à população de pretos, pardos e indígenas do Estado, de acordo com o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A lei de cotas não fará tanta diferença na UFOPA, pois, de acordo com o nosso levantamento de 2011 e 2012, cerca de 80% de nossos alunos são oriundos de escolas públicas, a maior parcela deles são pardos, mas também temos pretos e indígenas, estes últimos egressos pela política já adotada pela universidade”, ressalta Aquino.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

16/10/2012