Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Outubro UFOPA lança oficialmente o Sistema Acadêmico SIGAA

UFOPA lança oficialmente o Sistema Acadêmico SIGAA

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, a solenidade de lançamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA – Módulo Graduação da UFOPA, desenvolvido para facilitar as rotinas de alunos, professores e técnicos da universidade nas atividades relativas à graduação. O evento ocorreu no Auditório do Campus Tapajós e contou com a presença do pró-reitor de ensino, professor José Aquino Oliveira, e do diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), professor Hélio Corrêa, além de alunos, professores e técnicos da instituição.

Na ocasião, o diretor do CTIC explicou que o SIGAA é fruto de um termo de cooperação assinado em 2010 com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo sistema de gestão acadêmica é considerado hoje o melhor do Brasil. Segundo ele, em razão das especificidades do modelo acadêmico da UFOPA, foram feitas diversas adaptações até se chegar a um sistema que atendesse às necessidades da universidade, em especial às demandas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e das unidades acadêmicas.

O professor José Aquino afirmou que o SIGAA terá importância fundamental para registro e controle das atividades da instituição. “O aluno não terá mais que ir em determinada hora e determinado local para fazer a matrícula em seu instituto. Ele poderá fazer isso no conforto de sua casa, inclusive nos finais de semana”, disse ele, citando uma das facilidades do novo sistema. O pró-reitor pediu a colaboração de todos os alunos no sentido de realizar o cadastro no sistema o quanto antes para compor a base de dados da universidade. A exceção são os alunos remanescentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que, a princípio, permanecerão no sistema daquela instituição.

Por meio do Portal Discente do SIGAA, os estudantes poderão não apenas realizar matrícula mas também acompanhar suas notas, obter certificados e histórico escolar, entre outros procedimentos. Da mesma forma, os professores irão utilizar o Portal Docente para lançar notas e frequência, acessar grade de horários e gerenciar planos de cursos. O Módulo Graduação é composto, ainda, pelo Portal Coordenação de Graduação.

Pode-se ter acesso ao SIGAA/UFOPA por meio do endereço: www.sigaa.ufopa.edu.br ou pelo Portal da UFOPA, clicando no banner rotativo, na página inicial.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

23/10/2012