Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Setembro Oportunidades para alunos da UFOPA – Últimos dias de inscrições

Oportunidades para alunos da UFOPA – Últimos dias de inscrições

Confira as oportunidades de bolsas e de intercâmbio, voltadas para alunos de graduação da UFOPA, que encerram esta semana o período de inscrição.

Ciência sem Fronteiras

Os alunos da UFOPA interessados em participar da seleção do programa Ciência sem Fronteiras podem fazer sua inscrição até a próxima sexta-feira, dia 14 de setembro de 2012, no endereço eletrônico http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1. A seleção destina-se a graduação sanduíche em sete países: Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido.

Após a inscrição, o aluno deverá apresentar à Secretaria da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) os seguintes documentos: comprovante de matrícula; histórico escolar com coeficiente de rendimento geral ou Índice de Desenvolvimento Acadêmico e Formulário de Inscrição preenchido.

Com o objetivo de propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades estrangeiras, o programa Ciência sem Fronteiras promove a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Capes.

Para mais informações, acesse aqui o edital 006/2012-ARNI.

Bolsas de Idiomas – Inglês e Espanhol

Termina nesta sexta-feira, dia 14 de setembro de 2012, o período de inscrição para a seleção de bolsas de ensino de Inglês (100 vagas) e de Espanhol (100 vagas) a distância. Fruto de parceria entra a UFOPA e o Banco Santander, a iniciativa é destinada aos servidores e alunos de graduação e pós-graduação da UFOPA. Mais informações no edital 5/2012 da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT).

Compostos por módulos, divididos em unidades, os cursos de idiomas de Inglês e Espanhol serão ofertados, gratuitamente, por meio de acesso à rede de computadores, conforme login e senha, que serão encaminhados aos e-mails indicados pelos alunos e servidores contemplados.

Para efetuar sua inscrição, os interessados devem procurar a PROPPIT, situada no Campus Tapajós, bairro do Salé, nos seguintes horários: das 8h30 às 11h3 e das 14h30 às 17h30. Podem participar do processo de seleção os candidatos que estiverem atualmente vinculados à UFOPA, com exceção dos discentes concluintes ou os que possuem Bolsa de Língua Estrangeira – Inglês (BOLEI).

No ato de inscrição, os candidatos devem obrigatoriamente apresentar a documentação exigida: Formulário de Inscrição, disponível na seção “Editais” do Portal da UFOPA, devidamente preenchido; RG ou outro documento oficial de identidade com foto (original e cópia); CPF (original e cópia); e comprovante de vínculo com a UFOPA (original e cópia).

A seleção dos candidatos será feita por Comissão de Avaliação designada especialmente para este fim.  No caso dos servidores, as vagas serão distribuídas proporcionalmente ao número de inscrição por Unidade Gestora, sendo também considerada a ordem de inscrição no processo de seleção. No caso dos discentes, será considerado o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) ou o Coeficiente de Rendimento Acadêmico do último período letivo.

O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 25 de setembro de 2012 na página www.ufopa.edu.br.

Top Espanha

As inscrições para o Programa TOP ESPANHA Santander Universidades podem ser feitas até o próximo domingo, dia 16 de setembro de 2012, na página http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. Por meio do programa, três alunos da UFOPA terão a oportunidade de participar de curso de língua e cultura espanhola para estrangeiros, promovido pela Universidade de Salamanca.

No sítio o aluno terá disponível o Formulário de Inscrição, que deverá ser preenchido, impresso e entregue na Secretaria da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), juntamente com os documentos exigidos, no período de 21 de agosto a 16 de setembro de 2012. A avaliação da documentação será feita por uma comissão formada pela ARNI e também por representantes das seis unidades acadêmicas da UFOPA. A divulgação do resultado está prevista para 24 de setembro de 2012.

Os interessados em participar do Programa Top Espanha Santander/UFOPA deverão estar regularmente matriculados na UFOPA no 1º semestre de 2013. A seleção será feita de forma decrescente, baseada na produção científica (resumos e artigos científicos) publicada.

Mais informações podem ser obtidas no edital 5/2012 da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) da UFOPA.

Comunicação/UFOPA

12/9/2012