Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril 12 novos laboratórios serão entregues até maio na UFOPA

12 novos laboratórios serão entregues até maio na UFOPA

Complexo de laboratórios no Campus Tapajós atenderá a demandas do IBEF e do IEG

Obras do Núcleo de Biotecnologia Animal também devem iniciar-se nos próximos dias

Para atender às demandas dos cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Superintendência de Infraestrutura (SINFRA) da Universidade informa que até o próximo mês de maio serão finalizadas as obras de 12 novos laboratórios e espaços de pesquisa no Campus Tapajós. Destes, 11 atenderão ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF): os laboratórios de Fitopatologia, Solos, Farmacologia, Farmacotécnica, Farmagnosia e Fitoquímica, Microbiologia, Química, Biotecnologia, Morfofisiologia e Biotério e a Sala de Lavagem. Já o laboratório de Geologia atenderá a uma demanda do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

Quase todos os novos laboratórios, que se encontram em fase de acabamento, serão abrigados em um complexo de 792 m², onde antes funcionava a garagem do campus e onde já funcionam os laboratórios de Entomologia, Microscopia, Extratoteca e Sala de Desenhos. O projeto também inclui a reforma dos banheiros do complexo. Já o Biotério e o laboratório de Morfofisiologia estão sendo construídos na área próxima à lanchonete, em frente ao Bloco de Salas Especiais. O engenheiro civil responsável pelo acompanhamento das obras pela SINFRA, Alessandro Santos de Araújo, informa, ainda, que devem ser iniciadas na próxima semana as obras do Núcleo de Biotecnologia Animal (NBA) do IBEF, em frente ao Campus Tapajós, com previsão de conclusão de 3 meses.

O Bloco Modular Tapajós, principal obra que abrigará instalações de diversos institutos temáticos da UFOPA, com mais de 27 mil m², também já começou a ser executado. Além desta, outras 4 obras já tiveram suas licitações concluídas em 2012, referentes ao Certificado de Disponibilidade Orçamentária (Ofício nº 1085/2012), no valor de R$119.406.610,85, aprovado pelo MEC: o Núcleo Tecnológico em Aquicultura (NTA), o Bloco Modular Juruti, o Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB) e a Infraestrutura do Campus Tapajós.

Comunicação/UFOPA

16/4/2013