Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Dezembro Alunos do PARFOR/UFOPA retornam às atividades nesta segunda-feira,6

Alunos do PARFOR/UFOPA retornam às atividades nesta segunda-feira,6

Inicia nesta segunda-feira, 6 e vai até o próximo dia 22 de fevereiro a etapa 2014/1 do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFOPA). Cerca de 3.500 alunos retornam às atividades que serão realizadas em Santarém e nos polos de Monte Alegre, Juruti, Óbidos, Itaituba, Oriximiná Almeirim e Alenquer. De acordo com a coordenação geral do Programa, o calendário de aulas foi definido durante a última reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente da qual participaram gestores das universidades, secretários municipais de educação, representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e prefeitos.

A segunda etapa do PARFOR, neste ano, será de 30 de junho a 9 de agosto. Em 2014 ocorrerá a primeira colação de grau de alunos do Programa. Para os concluintes deste ano, haverá atividades extras nos períodos de 26 a 31 maio e 27 de outubro a 1/11.

Em Santarém, são 25 turmas com aulas nos Câmpus Amazônia (Amazônia Boulevard) e Rondon. A UFOPA oferece cursos presenciais de Licenciatura integrada em Letras/Português e Inglês; Geografia e História; Matemática e Física; Biologia e Química além de Licenciatura em Pedagogia. Os alunos terão aulas em período integral, cujo horário vai de 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.

A formação de professores é uma das prioridades da Universidade Federal do Oeste do Pará que abriu em 2010 a oferta de vagas para os cursos do PARFOR. A modalidade presencial é destinada a professores da rede pública da educação básica, em exercício há pelo menos 3 anos, sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB). Os professores inscreveram-se nos cursos correspondentes às disciplinas que ministram na rede pública, por meio da Plataforma Freire.

Abaixo os locais de realização das aulas nos polos:

Alenquer: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nova Esperança (Trav. 2 de outubro s/n. Bairro Esperança)

Almeirim: Escola Municipal Mendonça Furtado (Rua Magalhães Barata s/n, próximo ao Cartório Guerra)

Itaituba: Escola Antonio Gonzaga Barros (Entre 23a Rua e Trav. João Pessoa)

Juruti: Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães (Rua Arnaldo Pinheiro, s/n Bairro Santa Rita)

Monte Alegre: Escola Orlando Costa (Ao lado do Banco do Brasil)

Óbidos: Escola Municipal Irmã Firmina (Rua Prefeito Nelson Souza s/n. Bairro Perpétuo Socorro)

Em Oriximiná haverá aulas em dois locais: Para a turmas de 2010 o local será a sede do Câmpus. Já as turmas de 2011 2012 e 2013 estão lotadas na Escola Municipal Iracema Givoni (Rua Dom Floriano. Bairro do Santíssimo).

O telefone para informações sobre o PARFOR, em Santarém é (93) 2101-3633.

Confira aqui a relação dos locais das salas de aula em Santarém

Aqui a relação de horários de transporte para os polos onde haverá aulas

Aqui a relação dos servidores nos campus dos polos.

Lenne Santos – Comunicação UFOPA
2/1/2014