Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Dezembro Ibama doa equipamentos à UFOPA para práticas de manejo florestal

Ibama doa equipamentos à UFOPA para práticas de manejo florestal

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Gerência Executiva Regional de Santarém (PA), doou à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) equipamentos apreendidos em atividades de fiscalização ambiental, avaliados em R$ 120.000,00. O termo de doação foi assinado na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, pelo gerente executivo do Ibama em Santarém, Antônio Hernandes Torres Júnior, pela reitora da UFOPA, professora doutora Raimunda Monteiro, e pelo pró-reitor de Administração, professor doutor João Ricardo Gama.

Os equipamentos são uma pá-carregadeira e um skidder (trator florestal), que passarão a ser utilizados pela UFOPA em aulas práticas, com o objetivo de disseminar técnicas de manejo florestal. Antônio Hernandes Torres Júnior explica que a Gerência do Ibama, que atua na região Oeste do Pará, apreende bens de ação ilegal, como madeira em tora e madeira serrada, e instrumentos de crime ambiental, que possibilitam a ação dos infratores.

Após a apreensão e o julgamento do crime, o órgão verifica a destinação do bem: “ou retorna à pessoa, se não for um instrumento exclusivo de crime ambiental, ou damos o perdimento e o bem se torna patrimônio da União. O Ibama não tem interesse em ficar com esse patrimônio, por não ser um órgão que extrai madeira. Portanto, nós podemos doar para instituições públicas, não governamentais, sem fins lucrativos e religiosas”. Segundo ele, a prioridade é dada a órgãos públicos, tais como prefeituras e instituições de ensino e pesquisa, motivo pelo qual a UFOPA foi escolhida. “Nós entendemos que a UFOPA tem bastante interesse nesses bens, além de cumprir os requisitos da lei”, disse o gerente executivo.

A reitora da UFOPA informa que os benefícios da doação não se restringem apenas à Universidade, que é responsável por ensino, pesquisa e extensão: “Essa doação tem essa finalidade mais imediata de equipar melhor a Universidade para essas aulas práticas de manejo, mas ela também está dentro de uma visão mais ampla, que é a de unir esforços entre as instituições federais que atuam no Oeste do Pará para uma política de conservação e uso sustentável da biodiversidade da região”.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

20/12/2013