Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Fevereiro Plataforma Channel é apresentada na UFOPA

Plataforma Channel é apresentada na UFOPA

Plataforma Channel na UFOPA

A ferramenta tecnológica irá favorecer a governança e a gestão estratégica da Universidade nos próximos 3 anos

O planejamento e a gestão estratégica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) já contam com uma plataforma de software para o gerenciamento das operações rotineiras e dos projetos voltados para os indicadores apontados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. A apresentação da plataforma Channel, desenvolvida pela empresa licitada, JExperts, ocorreu na última sexta-feira, dia 22, no Campus Tapajós.

A equipe da Pró-reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN) participou da apresentação feita pelo diretor de consultoria da JExperts, Michael Cardoso. Para Suelen Monteiro, coordenadora de Desempenho e Desenvolvimento (CDD), a oportunidade de conhecer a ferramenta tecnológica que irá auxiliar o mecanismo de gerenciamento da gestão estratégica da UFOPA aconteceu em um momento importante. “Ela acontece justamente quando estamos entregando o planejamento estratégico institucional para os gestores da universidade. Ele compreende o período de 2012 a 2016, e define as ações de gestão estratégicas para este período. A ferramenta Channel, contratada por meio de um processo licitatório da modalidade pregão eletrônico, auxilia esse gerenciamento, que, a princípio seria manual; mas se temos uma ferramenta tecnológica, o trabalho se torna menos desgastante e por isso será muito bem-vinda”, avalia Suelen Monteiro.

O PDI e a plataforma

O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOPA foi construído a partir da metodologia BSC ou Painel de Desempenho Balanceado. De acordo com o documento, o BSC tem contribuído de forma significativa para a elaboração e o acompanhamento dos processos de gestão estratégica das mais diversas organizações brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. Na UFOPA, o sistema de gerenciamento funcionará como um acelerador da governança da instituição por meio da gestão integrada das estratégias estabelecidas no plano de desenvolvimento da universidade. Para Michael Cardoso, diretor de consultoria que desenvolveu o sistema, a apresentação foi uma forma de conscientização do que está por trás de todo esse processo, que, na verdade, é de grande mudança cultural. “Essa mudança cultural é um processo longo; e se não destacamos e reforçamos constantemente os benefícios que perseguimos e aos quais damos visibilidade em relação a qual é o resultado que aquilo vai gerar na organização, compromete-se inclusive o próprio PDI. Por isso, qual é o nosso entendimento? Por mais que a pessoa tenha um papel pequeno em todo esse processo, ela deve enxergar claramente como esse papel se desdobra no resultado. Isso é gestão estratégica, e a ferramenta Channel vem justamente contribuir com essa visibilidade”, enfatiza o diretor de consultoria da JExperts.

Ainda de acordo com Cardoso, no mês de abril, depois desta fase inicial de alimentação de informações para o início dos trabalhos na plataforma, haverá uma série de treinamentos para os colaboradores que deverão utilizar a ferramenta. “A previsão, pelo nosso plano, é que a partir da segunda metade do mês de abril, já com os dados do PDI, se possa começar a atualizar regularmente a ferramenta e gerar as informações”, conclui Michael Cardoso.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

25/2/2013