Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Junho Simpósio promove releituras da história indígena

Simpósio promove releituras da história indígena

Divulgar novas leituras da história indígena. Este é o objetivo do Simpósio de História Indígena que ocorrerá nos dias 27 e 28 de junho, no Auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon da UFOPA.

Voltado para acadêmicos e profissionais de História e áreas afins, o evento irá abordar alguns aspectos acerca da história e educação indígena no Brasil, mesclando experiências de pesquisas desenvolvidas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

De acordo com o Prof. Luiz Carlos Laurindo Júnior, um dos coordenadores do simpósio, desde a década de 1990 as pesquisas vem repensando a história indígena, entendendo que o índio é um sujeito da história e não um mero expectador dela. “A historiografia vem promovendo releituras dessa história a partir da descoberta de novos documentos, o surgimento e consolidação de grupos e linhas de pesquisa acerca da questão indígena. Contudo, fora do âmbito acadêmico, ainda existem a ideia de superioridade do europeu em relação ao indígena e também o preconceito frente aos elementos culturais indígenas”, informa.

Inscrições – As as inscrições para participar do Simpósio de História Indígena são gratuitas, e podem ser feitas no período de 24 a 27 de junho, das 10h às 12h e das 17h às 19h, no Hall do Auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon da UFOPA.

Confira a programação completa.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

20/6/2013