Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março Aula prática de Tecnologia da Madeira reforma antigo mobiliário da Sudam

Aula prática de Tecnologia da Madeira reforma antigo mobiliário da Sudam

O antes e o depois da reforma dos mobiliários

Numa aula prática de Tecnologia da Madeira, alunos do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da UFOPA reformaram diversos mobiliários do antigo Centro Tecnológico Madeireiro, que pertencia à Sudam desde a década de 1970. Os móveis reformados atualmente fazem parte do Laboratório de Tecnologia da Madeira, que vem passando por reformas desde maio de 2012.

Para mostrar como faz diferença uma simples reforma de madeira, o mobiliário, composto por armários de xilotecas, isto é, uma espécie de arquivo em madeira onde se mantém diversas amostras de madeira e informações inerentes às suas respectivas estruturas anatômicas, mesas de escritório, bancos e balcões, foi restaurado por alunos e estagiários, sob a supervisão do Prof. Dr. Victor Moutinho e de um técnico da Sinfra. “Com a reforma do nosso laboratório de tecnologia da madeira, tivemos a ideia de reformar também o mobiliário, e com isso colocamos em prática o conteúdo da ementa da disciplina Indústria e Utilização da Madeira, e foi por meio da reforma desse mobiliário que os alunos observaram aspectos da movelaria, desde o início do processo, que é o planejamento de móveis com designs inovadores moveleiros, até a questão da confecção e acabamento de um móvel”, explica o professor, com doutorado em recursos florestais.

Para a reforma das três xilotecas, que datam da década de 70, e dos demais móveis, que datam da década de 1980, foram utilizados, principalmente, verniz, selador e lixa para móveis. “O mobiliário já vem desde o laboratório da época da Sudam, ou seja, é um mobiliário relativamente antigo. Muitos deles já estavam extremamente desgastados e necessitavam de uma reforma”, informa ainda o professor.

Diego Lima Aguiar, 21 anos, aluno do segundo semestre do curso de Engenharia Florestal, estagiário que participou da experiência de restaurar o mobiliário, conta que a reforma, além de contribuir para a sua formação em engenharia florestal, também serviu para conhecer um pouco da história da ciência da madeira em Santarém. “Foi muito interessante participar de tudo isso porque além de aprender as técnicas de acabamento, também aprendemos um pouco mais sobre cada mobiliário que faz parte da história da universidade, pois esses móveis fazem parte da história”, disse.

Ao todo, 22 alunos, 3 estagiários e 1 marceneiro estiveram envolvidos na reforma coordenada pelo Prof. Victor Moutinho. O Laboratório de Tecnologia da Madeira da UFOPA é o laboratório mais antigo da Universidade, estrutura de mais de 30 anos, e a inauguração da nova estrutura está prevista para o mês de maio deste ano.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

19/3/2013