Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março Calouros e professores pedalam pelas ruas de Santarém

Calouros e professores pedalam pelas ruas de Santarém

Uma pedalada turística, que percorreu 12 km de ruas de Santarém, foi outra atividade da programação voltada para a recepção dos calouros de 2013 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no último domingo, dia 3.

Com o foco na atividade física, no respeito ao próximo e também na ideia de desenvolver um outro olhar para a cidade, ciclistas do grupo MTB, professores e calouros da Universidade saíram do Campus Tapajós, no bairro Salé, em direção à Av. Tapajós, percorreram toda a orla, subiram a Av. Mendonça Furtado, passaram pelo Amazônia Boulevard e Campus Rondon, pedalaram pelo bairro Maracanã e retornaram ao Campus Tapajós, onde participaram do encerramento da programação com o sorteio de produtos eletrônicos e as apresentações culturais do “Projeto Perreché: Ritmos do Norte”.

Adria Reis, 17 anos, caloura da UFOPA, que nunca havia participado de uma atividade de ciclismo, gostou de flanar pela cidade sobre duas rodas. “Achei super legal porque passei por vários lugares de Santarém que eu não conhecia. Atravessamos a ponte da Borges Leal e fomos até o bairro Maracanã. Cansei um pouco, mas é normal, né”, conta a caloura.

De acordo com pró-reitor de Ensino de Graduação, José de Oliveira Aquino, o trote diferenciado será a primeira ação de um projeto da Universidade voltado para a prática esportiva. “Neste ano, nos dois semestres, realizaremos atividades esportivas que serão organizadas pela nova Pró-reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE)”, informou.

Para o coordenador do Clube MTB de Santarém, Marcos Fróes, a parceria entre o grupo MTB e a UFOPA é válida, pois o clube incentiva a prática do ciclismo turístico como um estilo de vida. “Nosso foco é a prática esportiva em grupo, buscando o lazer, a aventura, a diversão, mas isso tudo com muito respeito ao próximo, ressaltando os valores de amizade. Além disso, acreditamos que o ciclismo é uma atividade sustentável e que pode ser uma alternativa saudável e econômica para os estudantes da UFOPA”, disse Fróes, incentivando a criação de ciclo vias dentro da universidade e entre os campi.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

4/3/2013