Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março Minicurso ensina a utilizar placas solares para geração de energia renovável

Minicurso ensina a utilizar placas solares para geração de energia renovável

Despertar o interesse dos estudantes é o objetivo do minicurso “Instalação de Sistemas Fotovoltaicos”, que faz parte da programação da I Semana de Integração Acadêmica do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da UFOPA. A oficina é promovida por professores do Grupo de Pesquisa de Energias Renováveis da Amazônia (GERA/Programa de C&T do IEG), que atuam em um projeto de extensão de desenvolvimento de microssistemas solares para geração de energia para comunidades ribeirinhas de Santarém.

Duas turmas de 25 alunos participam do minicurso introdutório, que utiliza equipamentos adquiridos pelo projeto. “A ideia do minicurso surgiu por causa do curso de Engenharia Física da UFOPA, que tem área de concentração em energias renováveis. Queremos estimular os alunos a seguir carreira na área para trabalhar com sistemas de geração de energia, não só energia solar, mas todas as energias que forem possíveis aqui na Amazônia”, disse o Prof. Manoel Roberval Pimentel Santos, coordenador da oficina.

Segundo ele, existem mais de 250 comunidades na região de rios no município de Santarém, boa parte das quais ainda utiliza energia a diesel. O projeto de extensão surgiu para produzir um protótipo de microssistema a ser implantado em uma dessas comunidades, envolvendo alunos nas atividades. A ideia dos professores é ampliar o projeto e transformá-lo em um programa, com ações de longo prazo que irão não apenas gerar energia, mas também gerar um microssistema de captação e tratamento de água, e ainda trabalhar com irrigação para estimular o desenvolvimento rural.

O minicurso “Instalação de Sistemas Fotovoltaicos” encerra-se amanhã, 28 de março, no Campus Tapajós. As atividades da Semana de Integração Acadêmica do IEG incluem exibição de filme, excursões geoturísticas, palestras e debates.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

27/3/2013