Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Comissão Eleitoral divulga resultados parciais dos votos de Santarém

Comissão Eleitoral divulga resultados parciais dos votos de Santarém

Docentes, técnicos administrativos e discentes participaram, nesta segunda-feira, 18, da primeira Consulta Pública para eleição de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O resultado definitivo deverá ser divulgado na noite desta terça-feira, 19. A consulta foi encerrada por volta das 20h e contou com a participação da maioria dos integrantes da comunidade acadêmica.

Em Santarém, a contagem de votos foi encerrada por volta das 3h da madrugada desta terça-feira, 19. Ainda faltam ser computados os votos em separado de Santarém e das sete urnas instaladas nos câmpus do interior (Alenquer, Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Juruti, Itaituba e Almeirim). A contagem será reiniciada na noite desta terça-feira, a partir das 20h, no Auditório do Câmpus Tapajós (R. Vera Paz, s/n).

A UFOPA montou uma logística para receber as urnas dos câmpus do interior. Por volta de 9h da manhã, chegaram as urnas de Alenquer e Monte Alegre, trazidas de lancha. Já as urnas de Óbidos e Oriximiná chegaram por volta de 11h30, também vindas em transporte aquático.

De Almeirim, único local de votação em que a UFOPA não tem câmpus, atendendo apenas a alunos do PARFOR, a urna chegará às 11h ao aeroporto de Santarém, em avião fretado. A última urna a chegar à cidade será a do Câmpus de Itaituba, prevista para desembarcar no aeroporto às 21h, em avião comercial.

Têm direito a voto as três categorias que compõem a comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes). Confira abaixo os números absolutos de votantes por categoria, em Santarém, sem os votos em separado.

Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA:

Docentes: 91

Técnicos: 162

Discentes: 650

Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência:

Docentes: 123

Técnicos: 109

Discentes: 1.484

Para o resultado definitivo será aplicada ainda a fórmula da paridade, o que garante que o voto de cada categoria tenha o mesmo peso, de acordo com regimento eleitoral aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN).

Para acompanhar o processo, a UFOPA contou com o apoio da Seção de Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cuja equipe de advogados atuou como observadores e foi também responsável pela emissão de pareceres solicitados pela Comissão Eleitoral de Consulta (CEC). A Polícia Federal fez rondas nos câmpus durante a tarde e noite da votação, tendo sido também responsável pela escolta das urnas até o local de apuração, no Câmpus Tapajós.  A Polícia Militar garantiu a segurança das urnas durante a noite.

Esta é a primeira vez que a comunidade acadêmica é consultada para eleger o gestor. Foram disponibilizadas 13 seções de votação, sendo 7 nos câmpus do interior e 6 em Santarém. A presidente da Comissão Eleitoral de Consulta (CEC), Prof. Dra. Tânia Brasileiro, agradeceu o apoio das instituições durante o processo. “A OAB, a Polícia Federal e a Polícia Militar nos apoiaram, garantindo a lisura e a segurança desta primeira Consulta Pública para o cargo de gestor da UFOPA. Queremos de público agradecer esse apoio, reconhecendo a importância da parceria entre a universidade e essas instituições”.

Comunicação/UFOPA

19/11/2013