Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro I Festival Cultural da UFOPA: uma gama de cores, sons e sabores

I Festival Cultural da UFOPA: uma gama de cores, sons e sabores

O quarteto feminino Maria Lídia, Jana Figarella, Cristina Caetano, Ádria Góes.

Uma festa com muitas cores, sons e sabores. Toda essa diversidade marcou o I Festival Cultural da UFOPA, realizado em comemoração aos quatro anos de criação da universidade, na noite desta segunda-feira, dia 11, no Câmpus Tapajós.

O festival, que começou logo após a cerimônia de outorga de insígnias de Doutor Honoris Causa ao violonista erudito Sebastião Tapajós, teve uma palhinha sofisticada do músico, que tocou algumas músicas do álbum “Aos da guitarrada”, lançado em setembro deste ano. O álbum, que traz a mistura do erudito com o popular da guitarrada, gênero criado por mestres da cultura popular paraense, mas que não esconde as influências cosmopolitas e caribenhas, abriu a programação musical da noite. “Quase todas as músicas do show e que tocamos hoje aqui são em homenagem a algum mestre da guitarrada”, contou o violonista depois da apresentação.

Os músicos Nato Aguiar, Antônio José, Clarice Sena - interprete da canção campeã do I Festival de Música da UFOPA -, o quarteto feminino formado por Maria Lídia, Jana Figarella, Cristina Caetano e Ádria Góes, além da banda da escola de música Tadeu Xavier, também participaram da festa, com grande participação da comunidade, que prestigiou também as feiras gastronômica e de artesanato, montadas especialmente para o festival.

Entre as atrações da feira de artesanato, a que mais chamou a atenção foi a exposição de instrumentos de corda do artesão aposentado Nilson Ferreira de Sousa. Nilson confecciona os instrumentos a partir de material reciclado e para o festival trouxe 12 instrumentos, entre eles, violino, violoncelo, violão, cavaquinho elétrico, banjo, viola de cocho. “Essa é a terceira exposição de que participo e eu já tenho bons frutos dessas participações, as pessoas já me procuram para consertar violão”, disse.

Sobre a realização do I Festival Cultural da UFOPA, um dos organizadores do festival, Victor Oliveira, afirma que todo ano o aniversário da UFOPA é lembrado de alguma forma; porém, “este ano, de forma especial, casamos o aniversário da instituição com a homenagem a Sebastião Tapajós, dessa forma o Festival Cultural teve este intuito de homenagear Sebastião Tapajós e também a UFOPA por tantas conquistas”, ressalta.

Veja as fotos dos melhores momentos do festival no álbum na página da Comunicação/UFOPA no Facebook.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

12/11/2013