Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Mensagem pelo Dia Internacional do Estudante

Mensagem pelo Dia Internacional do Estudante

Mensagem do Reitor da UFOPA pelo Dia Internacional do Estudante

Prezado Estudante da UFOPA

O mundo comemora neste dia 17 de novembro o Dia Internacional do Estudante.

Embora no Brasil exista também o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país, o Dia Internacional do Estudante marca o repúdio à repressão dos protestos estudantis contra a ocupação nazista da Tchecoslováquia, realizados entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939, no então Protetorado da Boêmia e Morávia.

A data foi estabelecida, em 1941, em Londres, durante reunião do Conselho Internacional de Estudantes, hoje União Internacional de Estudantes – UIE.

A Reitoria da UFOPA – que sempre homenageia seus servidores, docentes e técnicos em educação – não poderia deixar de homenagear, mais uma vez, os seus estudantes de graduação e de pós-graduação, que são a razão de ser de uma Instituição Universitária.

Neste dia tão significativo para as lutas estudantis, como em todos os dias, a maior homenagem que podemos prestar aos estudantes, além do reconhecimento, da grande admiração e do respeito, é a nossa luta permanente em oferecer sempre as melhores condições para que os nossos estudantes tenham uma formação de qualidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que a Universidade oferta.

No caso da UFOPA, nosso esforço maior reside em oferecer-lhes uma Universidade com múltiplas oportunidades e com qualidade reconhecida, aqui mesmo na região onde vivemos, de modo a garantir um futuro melhor a todos, de modo que possamos contribuir para a melhoria da nossa comunidade e da nossa gente.

Prezados Estudantes da UFOPA, neste dia tão especial, queremos externar a cada um de vocês o nosso reconhecimento por seu valor, mas, sobretudo, agradecer a vocês por serem os grandes defensores da nossa Instituição, com sua energia nas lutas e nas mobilizações que transformam o nosso país.

Como protagonistas das maiores conquistas presentes e de esperanças num mundo sempre melhor no futuro, compartilhamos com vocês a felicidade de poder tê-los junto a nós num momento como este de implantação da primeira Universidade Federal no interior de uma das maiores e mais ricas regiões deste planeta e deste país.

Contamos com vocês para a realização plena de nossas funções acadêmicas e o nosso permanente aperfeiçoamento institucional.

Grande abraço pelo dia de hoje e sempre!

José Seixas Lourenço

Reitor