Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Professores da UFOPA lançam grupo de pesquisa sobre Educação Matemática e Interdisciplinaridade

No próximo dia 16 de dezembro de 2013, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promoverá o lançamento oficial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia. Iniciativa do corpo docente do Programa de Ciências Exatas do Instituto de Ciências da Educação (ICED), em parceria com o projeto institucional Novos Talentos, da CAPES, o grupo tem por objetivo discutir a educação matemática e suas relações interdisciplinares com o ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Coordenado pelo professor José Ricardo e Souza Mafra, o grupo conta com a participação dos professores pesquisadores Angélica Francisca de Araújo, Ednilson Sergio Ramalho de Souza, Emerson Silva de Sousa e Sebastián Mancuso, além de vários bolsistas de iniciação científica.

Programação - Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento começará às 8h30, no Auditório do Câmpus Rondon, situado no bairro do Caranazal, em Santarém (PA). Intitulada “A pesquisa em educação matemática e suas relações interdisciplinares com a educação básica, no contexto amazônico”, a conferência de abertura será ministrada pelo professor doutor Iran Abreu Mendes (PPGECIM/UFPA - PPGEd/UFRN), que também realizará, a partir das 10h30, a oficina “Tendências em Educação Matemática e suas Conexões Interdisciplinares”.

O lançamento oficial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia ocorrerá às 14 horas. Em seguida, haverá a mesa-redonda de encerramento que debaterá o tema “Desafios e obstáculos para a pesquisa acadêmica relacionada à educação matemática no contexto amazônico”.

Confira a programação completa.

Grupo – O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia tem por objetivo debater a educação matemática numa perspectiva interdisciplinar, por meio do estudo e da promoção de pesquisas sobre o tema nas aulas de Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa e de outras disciplinas que enfatizam conceitos matemáticos.

Os objetivos do grupo ainda convergem para a produção de estratégias e materiais inovadores em educação matemática, com a finalidade de contribuir para a aprendizagem desta ciência e de outras disciplinas que se utilizem da Matemática. Outra meta é a construção de uma interface entre a Universidade e a educação básica, por meio dos professores que atuam nas redes de ensino, objetivando contribuir para os processos de continuidade de suas respectivas formações.

Serviço: Lançamento do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia.

Dia: 16 de dezembro de 2013.

Horário: 8h30 às 18 horas.

Local: Auditório do Câmpus Rondon, bairro do Caranazal.

Mais informações pelo telefone (93) 2101-3629.

Comunicação/UFOPA

2/12/2013