Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Outubro Mensagem da Reitoria - Quarto Aniversário de Criação da UFOPA

Mensagem da Reitoria - Quarto Aniversário de Criação da UFOPA

MENSAGEM DA REITORIA

Quarto Aniversário de Criação da UFOPA

Hoje, a nossa Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA completa quatro anos de sua criação pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009.

São apenas quatro anos que nos separam dos primeiros e modestos momentos de existência da primeira Universidade implantada no interior da Amazônia, e a Reitoria não poderia deixar de manifestar a sua grande alegria em compartilhar este momento com seus professores, com seus alunos, com todo o seu corpo técnico-administrativo, com toda a comunidade universitária e com a sociedade santarena e do Oeste do Pará.

Mesmo começando com instalações modestas, a partir das instalações e do contingente humano dos câmpus da Universidade Federal do Pará – UFPA e da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, desde os primeiros momentos os alunos, os servidores técnico-administrativos e os professores da UFOPA souberam abraçar esta nova Instituição e por ela trabalhar incansavelmente. Hoje, já podemos ver e festejar os primeiros frutos, trazidos pelo reconhecimento da excelência do nosso ensino de graduação e de pós-graduação e da nossa pesquisa, bem como do compromisso com a extensão, com a inovação e com a inclusão social.

O muito que foi feito nestes primeiros quatro anos mostra que ainda muito nos resta por fazer, pois estamos apenas começando, mas já temos muito a vislumbrar e muitas razões para comemorar, pois sabemos onde queremos chegar e até onde vai a irrestrita cumplicidade da nossa Universidade com as causas da educação, com os problemas e a realidade regional e com o sonho de consolidação de uma Universidade pública com qualidade, inovadora e como espaço de produção do conhecimento, compromissada em promover o desenvolvimento humano e em elevar as condições de vida da população.

Estes primeiros frutos que hoje podemos contemplar em apenas quatro anos de existência são uma conquista de todos, mas, principalmente, de um quadro altamente qualificado e comprometido de professores, de servidores técnico-administrativos e dos nossos valorosos e dedicados estudantes da UFOPA, que vêm demonstrando não ter medo de novos desafios e que estão sempre aptos e dispostos a enfrentar e a vencer novas etapas.

Por isso, na comemoração destes quatro anos, queremos destacar, mais do que tudo,  mais do que as obras e mais do que os nossos indiscutíveis avanços, a qualidade, o valor e o compromisso de todos – gestores, educadores, professores, servidores técnico-administrativos e alunos –,  que evocaram a audácia e a coragem aparentemente visionária de construir solidariamente uma grande Universidade neste coração da Amazônia, cultivando sempre os valores fundamentais da nossa Instituição, sobretudo a busca da verdade para além dos próprios recortes disciplinares, o desenvolvimento do talento da nossa gente e o compromisso inarredável com o bem-estar da nossa gente e da Humanidade.

Neste momento de comemoração dos quatro anos de vida da UFOPA, em que já se começa a concluir a etapa de gestão temporária, quando já temos um Estatuto e muitas vitórias a comemorar, esta Reitoria considera oportuno homenagear todo o seu quadro humano, indistintamente, pelo esforço, pelo sacrifício, pela dedicação, pela doação, pela visão, pelo comprometimento e pelo amor à nossa nova Universidade.

E, para terminar, dedico à UFOPA, de todo o meu coração, os versos daquela canção do nosso tão brasileiro Guilherme Arantes:

Ninguém mais
Como ninguém