Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto UFOPA investe no aprimoramento do Programa de Iniciação Científica

UFOPA investe no aprimoramento do Programa de Iniciação Científica

Inovações foram implementadas visando ao aperfeiçoamento do processo de seleção do PIBIC, que aprovou mais de 200 bolsas de iniciação científica para este ano

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA está implementando mais de 200 novas bolsas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC). Com duração de 12 meses, as bolsas de iniciação científica terão vigência no período de agosto de 2014 a julho de 2015.

Segundo dados da PROPPIT, mais de 250 propostas de pesquisas foram submetidas pelos professores da instituição, para seleção no âmbito do Edital PIBIC 2014. Desse total, 206 propostas foram aprovadas pela Comissão Interna do Programa, o que representa um acréscimo de 15% em relação ao atual quadro de bolsas de iniciação científica na instituição.

Fomentado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e da própria universidade, o PIBIC da UFOPA visa a despertar a vocação científica e incentivar novos talentos por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação integrados na pesquisa. Ainda de acordo com a PROPPIT, do total de bolsas de iniciação científicas aprovadas, aproximadamente 50% serão custeadas pela própria UFOPA.

Com relação ao subprograma PIBIC Ações Afirmativas – AF, destinado aos graduandos que ingressaram na UFOPA por meio de ações afirmativas ou que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cinco bolsas também serão custeadas pela UFOPA e cinco pelo CNPq. Também serão concedidas 10 bolsas – quatro do CNPq e seis da UFOPA – no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que visa a contribuir para a formação e a inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Avanços “Toda a nossa atenção foi dada para tornar o edital de seleção do PIBIC 2014 um verdadeiro trabalho de equipe, participativo, criterioso e transparente”, explica a diretora de Pesquisa da UFOPA, Delaine Sampaio. “Muito trabalho foi feito antes de publicarmos o Edital PIBIC 2014, que foi elaborado em parceria com a comitê interno do programa, que agora conta com dois representantes de cada unidade acadêmica da UFOPA”.

Segundo Delaine Sampaio, foi necessária a reestruturação do Comitê Interno do PIBIC, a partir de uma constituição mais representativa, envolvendo todas as unidades acadêmicas da UFOPA. “A missão principal desse Comitê foi a constituição das regras e critérios do edital de seleção”. A desburocratização do processo de submissão das propostas para o PIBIC foi outra novidade implementada pela PROPPIT, por meio da Diretoria de Pesquisa. “Eliminamos algumas obrigatoriedades exigidas nos editais passados, como a do cadastro prévio de um projeto de pesquisa na PROPITT”, explica Delaine Sampaio.

SAAP Outra inovação foi a implantação do Sistema Acadêmico de Apoio à Pesquisa (SAAP), uma ferramenta que apoiará o gerenciamento de editais internos de fomento à pesquisa e à inovação da Universidade. Implantado em junho desse ano, através de uma parceria da PROPPIT com o Centro de Tecnologia da Informação e da Comunicação (CTIC), o SAAP passou a centralizar todas as chamadas de pesquisa e inovação, coordenadas pela Diretoria de Pesquisa da UFOPA.

O sistema também auxilia no gerenciamento de todo o processo realizado no âmbito do programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica e foi criado para dinamizar e aperfeiçoar as etapas de envio, recebimento, validação, avaliação e implementação das propostas sob a responsabilidade dos docentes da UFOPA. Além de tornar o processo mais dinâmico e eficiente, a ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de dar maior visibilidade e transparência às ações da PROPPIT. “O SAAP automatizou e facilitou a submissão das propostas para o PIBIC”, esclarece Delaine Sampaio.

Avaliação O SAAP também melhorou o acesso ao banco dos avaliadores, organizando-o de acordo com o perfil e com a área de atuação de cada avaliador. “Cada proposta recebeu, pelo menos, dois pareceres, sendo obrigatoriamente um de um avaliador externo à instituição. O parecer final foi feito a partir da análise da relevância do projeto de pesquisa e da produtividade do professor-orientador”, explica. “A pontuação das planilhas de produtividade foram sistematicamente validadas com as informações do currículo Lattes. Com isso, muitas informações errôneas foram identificadas e rapidamente corrigidas. Além disso, todo o processo avaliativo e consolidação das notas finais foi acompanhado por uma Comissão de Avaliadores Externos composta por três professores”, explica Sampaio.

Para proporcionar maior oportunidade a todos os professores da instituição, as propostas foram avaliadas sem considerar a titulação do solicitante. “Com os critérios adotados, a grande maioria dos professores que solicitaram bolsas foram contemplados com, pelo menos, uma cota”.

PIBIC – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC) da UFOPA tem por objetivo apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica a graduandos sob orientação de docentes da instituição, para o desenvolvimento de atividades voltadas ao desenvolvimento científico (PIBIC) e ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação (PIBITI).

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

19/8/2014